quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Revolução Cubana: 50 anos não é nada, 50 anos é muito

Cartaz comemorativo dos 50 anos da Revolução Cubana.
Foto: Blog Luis Antonio
 
Por Tomás Borge

A Revolução Cubana, ao cumprir 50 anos outorgou ao gênero humano uma lição de vida, decoro e resistência, algo como um heroísmo inigualável.

De onde vem essa capacidade? Para mim a ilha montou um cavalo para cavalgar em Dos Ríos, onde entregou seu sangue o jovem poeta, orador e patriota José Martí. Poder-se-ia suspeitar que buscava o martírio para que Cuba fosse possível.

Depois de Martí os revolucionários cubanos desafiaram o perigo para converter a essa ilha insolente e doce, com vocação de tocha, em desejo veemente de ser exemplo.

Fidel não se explica sem Martí. Fidel – luminoso, obstinado, impossível de reprovar, de lágrima fácil e às vezes irritado – pôs a sua vida deliberadamente em perigo, igual a Martí – não apenas durante a guerra, desafiou furacões e incêndios e explosões, empenhou-se em dizer sempre a verdade e ver muito além das próximas datas.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Cuba comemora o dia do educador em 22 de dezembro

Cuba livre do analfabetismo desde 22 de dezembro de 1961 | Foto: Rádio Havana 

Da Agência Cubana de Notícias 

Nesta segunda-feira (22), por ocasião do Dia Nacional do Educador, foi reconhecido o trabalho dos professores cubanos por parte do governo insular e da Federação das Mulheres Cubanas (FMC).

O jornal Granma publica em sua edição de ontem mensagens enviadas pelo Ministério da Educação (MINED, que é responsável pelo ensino até ao nível pré-universitário), e o Ministério da Educação Superior (MES), homenageando os trabalhadores da educação.

Ambos reconhecem o trabalho dos professores cubanos, especialmente notando os seus esforços para garantir a retomada do ano letivo dentro do menor tempo possível na seqüência dos prejuízos causados pelos três furacões.

Estas tempestades tornaram impossível para muitos centros educacionais em toda a ilha o começo de suas atividades em data (1º de setembro).

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Conhecendo a história de Cuba: perguntas e respostas

Crianças comemoram os 170 anos de nascimento do mártir da Independência de Cuba, José Marti.
Foto: Prensa Latina 

Por Robson Ceron 

1. Quem "descobriu" Cuba?

Cuba foi "descoberta" por Cristóvão Colombo.

2. Em que ano a ilha foi descoberta?

No dia 27 de outubro de 1492 na primeira viagem feita por Colombo ao que depois seria chamado de Novo Mundo.

3. Quais as primeiras cidades fundadas pelos espanhóis?

As primeiras cidades foram fundadas no começo do século XVI, são elas: Nuestra Señora de Asunción de Baracoa, San Salvador de Bayamo, Santiago de Cuba, Santa Maria Del Puerto Del Príncipe (Camaguey), Sancti Spiritus, Trinidad e San Cristóbal de La Habana.

4. Qual a população aborígine cubana no momento do descobrimento?

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Fidel Castro: A destruição injustificável do meio ambiente


Pode a sociedade capitalista evitá-la? As notícias que chegam relativamente ao tema não são encorajadoras. Em Poznam se analisa o projeto que será apresentado em dezembro do próximo ano em Copenhague, onde se discutirá e aprovará o Convênio que substituiria o de Quioto.

A Comissão que preside a elaboração do mesmo está dirigida por Al Gore, o ex-candidato presidencial dos Estados Unidos que foi fraudulentamente derrotado por Bush nas eleições de 2001. Os que o elaboram colocam toda a esperança em Barack Obama, como se ele pudesse mudar o curso da história.

Um exemplo que ilustra isto procede do Canadá.

Um artigo da BBC Mundo intitulado “Febre betuminosa no Canadá”, assinala que “a área que é explorada nestes momentos é de 420 km², mas o governo de Alberta cedeu às empresas petroleiras quase 65 000 km². A área de reservas exploráveis é de 140 000 km², mais ou menos o tamanho do Estado da Flórida.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Presidente cubano, Raúl Castro, pela primeira vez na Venezuela

Raúl Castro e Hugo Chávez em Caracas | Foto: Caracas Chronicles

Da Agência Ansa 

O presidente de Cuba, Raúl Castro, chega neste sábado à Venezuela, em sua primeira viagem internacional desde que assumiu o governo da ilha, em fevereiro deste ano.

Castro será recebido em Caracas pelo presidente Hugo Chávez, que na quinta-feira, durante um ato do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), já havia confirmado a visita, que reforça ainda mais os laços entre os dois países.

Nesta sexta-feira, autoridades de Venezuela e Cuba iniciaram em Caracas os trabalhos da IX Comissão Mista para analisar e aprofundar a cooperação bilateral.

Durante o evento, o ministro venezuelano de Energia e Petróleo, Rafael Ramírez, destacou que os acordos de integração mantidos há oito anos entre as duas nações permitiram aprofundar seus respectivos processos revolucionários e reforçar a parceria em projetos sociais.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Fidel Castro: Uma imensa e imerecida honra


Pude acompanhar o debate dos líderes caribenhos, representados ao mais alto nível na reunião que teve lugar em Santiago de Cuba, capital da antiga província de Oriente e berço da Revolução. 

Proximamente completar-se-á o 50 Aniversario daquele triunfo, o dia um de Janeiro de 1959.

A Ordem Honorária da Comunidade dos Estados do Caribe é uma imensa e imerecida honra que eu agradeço infinitamente.

Cada um dos líderes expressou suas idéias com raciocínios brilhantes. Neles constataram-se conhecimentos sobre temas históricos, econômicos e políticos, sinceridade e coragem.

Recebo humildemente a nobre ideia da condecoração e ficará na minha mente junto ao pensamento de José Martí de que "As Antilhas Livres salvarão a independência da Nossa América.

9 de dezembro de 2008.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Fidel Castro: Navegar contra a maré


Após o discurso de Obama a tarde de 23 de Maio deste ano face a Fundação Nacional Cubano-Americana, criada por Ronald Reagan, escrevi uma reflexão intitulada A política cínica do império, com data de 25 desse mês.

Nela, citei as suas palavras textuais perante os anexionistas de Miami: “Juntos vamos a procurar a liberdade para Cuba; essa é a minha palavra; esse é o meu compromisso... É a altura de que o dinheiro estadunidense torne o povo cubano menos dependente do regime de Castro. Vou manter o embargo.”

Depois de incluir várias consideradões e exemplos nada éticos sobre o comportamento em geral dos Presidentes anteriores a aquele que resultasse eleito para esse cargo nas eleições do dia 4 de Novembro, escrevi textualmente:

“Vejo-me obrigado a várias delicadas perguntas:

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Cuba doa mais de cinco milhões de vacinas para a África

Cuba, a Nação que exporta saúde | Foto: Misiones 

Da Agência Cubana de Notícias 

Cuba doou 5,2 milhões de doses de vacina anti-meningocócica a vários países do continente africano como uma expressão da solidariedade e ajuda desinteressada a pessoas que sofrem de meningite - uma das mais fatais doenças daquela região.

Concepción Campa, membro do Bureau Político do Partido Comunista de Cuba, explicou que o envio tem por objetivo aumentar a cooperação do país com a Organização Mundial da Saúde e a Organização Pan-Americana desse setor, além de contribuir para a prevenção e erradicação da meningite do mundo.

Cuba inaugurou na quarta-feira uma moderna fábrica que tem a capacidade para produzir 100 milhões de doses de vacinas de diversos componentes ativos.