Rompendo o bloqueio, quase 1 milhão de seringas para Cuba | Foto: Movimento Brasileiro de Solidariedade a Cuba |
Por Sturt Silva
O Movimento Brasileiro de Solidariedade a Cuba e a Câmara Empresaria Brasil-Cuba compraram 936 mil seringas, com agulhas, e doaram ao sistema de saúde de Cuba, com objetivo de ajudar na vacinação do povo cubano. O dinheiro veio de uma campanha de doação, realizada nos meses de abril e maio, que arrecadou 172 mil reais.
Abaixo, o ofício enviado por Ana Terezita González, Vice-ministra de Comércio Exterior de Cuba, para o Ministério de Saúde de Cuba sobre as doações das entidades brasileiras:
Foram doadas 936 mil seringas com agulhas a Cuba |
Campanha de solidariedade
A campanha de solidariedade é mundial. Foi iniciada por cubanos residentes no exterior e se espalhou para vários países. Além das sanções que os EUA aplicam contra o povo cubano, dificultando assim o seu governo de comprar produtos que não produzem, Cuba perdeu 11% do seu PIB, em 2020, por causa da pandemia.
Cuba já está vacinando sua população contra a Covid-19, através de um protocolo chamado de intervenção de saúde pública, com três vacinas próprias: Soberana 2, Abdala e Soberana Plus (dose de reforço). Mas o bloqueio a impede de adquirir seringas, com agulha, suficientes para vacinar toda sua população.
Segundo o Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba também serão enviados máscaras e cateteres para Cuba.
A ilha socialista pretende vacinar toda sua população até o final do ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário