sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

“Venham a Cuba!”: Cônsul de Cuba convida brasileiros a visitarem a ilha em 2020

Brasil e Cuba: amigos ou inimigos?

Brasileira em Cuba; ao fundo mural com os revolucionários cubanos: Camilo, Fidel e Che | Foto: Anny Figueredo
Por Pedro Monzon Barata na Folha de São Paulo

A amizade entre nações não se define a partir de incidentes conjunturais. Sua origem e seu desenvolvimento residem na comunidade de traços essenciais e nas relações mantidas com o tempo, que dão lugar a vínculos estreitos – e que não podem ser quebrados por situações passageiras. É este o caso das relações entre Cuba e Brasil.

Unem-nos atributos de nossa idiossincrasia, imaginários e tradições, que nos outorgam uma atitude e visão do mundo distintas. Compartilhamos o sincretismo religioso, fusão do africano e nativo com crenças europeias. Tudo exteriorizado em manifestações espontâneas de simpatia e sensualidade peculiares, e a geração de uma atitude e aptidão ante a cultura, a música e a dança que nos tornou universais.

Como parte dessa miscigenação, compartilhamos delícias da culinária, que combina sabores africanos e europeus, moldados, como os demais, no caldeirão de nossas exuberantes naturezas. Também nos esportes, a competência saudável se misturou com o carinho e a admiração mútuos. Essa magnífica comunicação humana não foi obstruída pelas ligeiras diferenças linguísticas.

Une-nos a dolorosa história do colonialismo, a escravidão, lapsos de tiranias e um sentido profundo de justiça e independência. As rupturas políticas, como sucedeu a partir de 1964, durante a ditadura no Brasil, não alcançaram os sentimentos do povo e foram historicamente efêmeras e superficiais. De fato, Cuba, mesmo naquela época, se constituiu em um caloroso refúgio para perseguidos pela repressão, brasileiros que se sentem eternamente gratos.

Une-nos o esforço médico solidário de Cuba, que tocou cedo a terra brasileira quando, depois de atender a 25 mil crianças afetadas pelas radiações em Chernobil, submeteu a tratamentos médicos, também gratuitamente, dezenas de lesionados pelo grave acidente radioativo de Goiânia, em 1987. Cuba trabalhou para trasladar ao Brasil destacadas e múltiplas conquistas que incluíram vacinas vitais e outros produtos exclusivos de nossa biotecnologia.

Leia também: 
Nunca houve escravidão no Mais Médicos
Cuba não cedeu à corrupção nos acordos com Brasil

O célebre programa Mais Médicos, que atraiu ao Brasil mais de 11 mil médicos e pessoal da área da saúde cubanos, permitiu estabelecer relações muito humanas entre nossos povos, nas quais a solidariedade, a bondade e o profissionalismo foram protagonistas fundamentais. Como resultado dessa colaboração, um grande número de estudantes brasileiros foi bem-vindo na Escola Latino-Americana de Medicina de Cuba e se formaram médicos capacitados com conhecimentos especializados e valores humanos.

O célebre programa Mais Médicos, que atraiu ao Brasil mais de 11 mil médicos e pessoal da área da saúde cubanos, permitiu estabelecer relações muito humanas entre nossos povos, nas quais a solidariedade, a bondade e o profissionalismo foram protagonistas fundamentais. Como resultado dessa colaboração, um grande número de estudantes brasileiros foi bem-vindo na Escola Latino-Americana de Medicina de Cuba e se formaram médicos capacitados com conhecimentos especializados e valores humanos.

O comercio bilateral mantido, a atividade das associações solidárias, a presença no Brasil de talentosos imigrantes cubanos e o vertiginoso crescimento do turismo brasileiro à Cuba multiplicou esses laços indestrutíveis. E o seguirão fazendo: nada nem ninguém conseguirá deter. Por isso, em 2020, convidamos nossos amigos brasileiros: “Venham a Cuba!”. Serão recebidos de braços bem abertos e desfrutarão intensamente de um país maravilhoso, seguro, nobre e muito amigo.

Leia mais:
Cuba pratica uma solidariedade sem precedentes no mundo
O médico cubano é solidário porque seu trabalho está ligado a sentimentos humanos

Pedro Monzon Barata é Cônsul Geral de Cuba em São Paulo.

56 comentários:

  1. Bom dia, tenho muita admiração pelos irmãos Cubanos. Belíssima luta! Linda história, direitos iguais! Um dia chegarei aí para conhecer esse lindo e justo país. Viva os Cubanos!

    ResponderExcluir
  2. VIVA CUBA! VIVA LOS HERMANOS! UM DIA IREI CONHECER ESSE PAÍS E SUA CULTURA MARAVILHOSA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vano Juntas! Then sou apaixonada por essas historia

      Excluir
  3. Cadê o tal convite que a manchete anuncia? Não entendi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aqui tem uma opção:
      https://convencao2009.blogspot.com/2019/11/vamos-pra-cuba-brigada-do-dia-do.html

      Excluir
    2. Está exatamente no parágrafo final do texto!

      Excluir
    3. Realizei umas sondagens com as mesmas acomodações e sai mais caro ir para a Amazôni.Realizo as pesquisas pelo Booking.

      Excluir
    4. gostaria sim de conhecer ,CUBA , como faço para isso

      Excluir
    5. Por isso, em 2020, convidamos nossos amigos brasileiros: “Venham a Cuba!”. Serão recebidos de braços bem abertos e desfrutarão intensamente de um país maravilhoso, seguro, nobre e muito amigo.

      Excluir
  4. Respostas
    1. tem as opções das brigadas (no blog tem uma em andamento, canto direito, superior). Sobre o valor tá meio caro por causa da alta do dólar e euro em relação ao real.

      Excluir
    2. tenho vontade, qual os custos médioe o que precisa?

      Excluir
  5. Vale a pena conhecer um pedaço do paraiso.
    Povo afetuoso, alegre, solidário.
    Se não forem a Varadero vão a Santiago de Cuba, passear no malecon. Enfim vale MUITOOOO a pena.
    Já fui 3 vezes e irei mais vezes quantas puder.

    ResponderExcluir
  6. Sim yo quiero ir a Cuba, quero visitar Havana e embarcar no ferrocarrilho até Holguin. Em Holguin ja tenho amigo para ficar na casa deles. Alguém pode me ajudar no abrigo em Havana ? Dicas de viagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos até local para indicar em Havana. Porém não é gratuito, mas é mais barato. Interessa?

      Excluir
  7. Sempre quis ir para Cuba, porém a passagem que sempre foi cara, agora está impossível para um salário de professora. Alguém tem dicas sobre como ir, tendo salário de proletariado? Detalhe, que me deixa ainda mais triste, professor só pode viajar em alta temporada, então, agradeço as dicas de viagens em baixa temporada, mas não posso ficar desempregada para viajar, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro vc tentar ir em grupos que organiza pacotes de viagens, talvez do pessoal da esquerda (tem as brigadas, o pessoal do site Dicas sobre Cuba, é um site que tá começando agora, também está organizando). Ai pode ter desconto nas passagens e também lá dentro. Sugiro também ficar nas casa de cubanos mais baratos e fugir dos locais caros.

      Excluir
  8. Conhecer Cuba sempre foi um sonho que tive e que nao consegui realizar. Hoje, aos quase 7.9 e aposentada, penso que ficará mesmo como sonho! Mas sempre acompanhei a história desse povo e de seus heróis Fidel e Che admirando-os pela luta no enfrentamento das injustiças e desigualdades sociais. Sou fã incondicional da bela música e da literatura cubanas e principalmente do desenvolvimento das ciência da saúde . Parabéns ao povo cubano.

    ResponderExcluir
  9. Eu quero se. cônsul, mas o governo Cubano podia facilitar e não exigir visto aos brasileiros. A complicação começa aí. Depois não há voos diretos, não temos como reservar hospedagem pelos aplicativos... Só dificuldade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas Rita, o visto é fácil de conseguir. Na verdade é uma pequena taxa que você paga. Consegue até no dia da viagem. Sobre hospedagem podemos indicar casas de cubanos, é mais barato.

      Excluir
  10. por ocasião so show dos Rolling Stones ,tive a oportunidade e prazer de conhecer esse ANARVILHOSOOOOO PAIS ,que pais lindo de gente bonita ,alegre ,musical eu ´so consigo rir de tantas bobagens que ouço sobre Cuba .
    So ir a Varadero a cidade que me hospedei para sentir o que é Cuba.
    Vale a pena ,assino em baixo

    ResponderExcluir
  11. Por ocasião do show dos Rolling Stones tive o prazer a felicidade de conhecer esse MARAVILHOSOOOOOOO PAIS ,basta ir a Varadero a cidade que me hospedei para sentir o clima de gente alegre,bonita,musical ,pessoas lindas maravilhosas .Só rindo das bobagens que falam sobre Cuba é um dos mais belos países que conheci e olha que já fui a 41 passei. Assino me baixo.

    ResponderExcluir
  12. Meu sonho gente!!! Amo Cuba sem conhecer amo o povo cubano, fiz tanta propaganda que minha irmã foi ano passado e voltou apaixonada. Um dia ainda arrumo dinheiro e vou conhecer esta terra tão hospitaleira!!! Alguém ai ora me dar as passagens???

    ResponderExcluir
  13. Já fui a Cuba, adorei,linda ilha, povo maravilhoso. Este é o único país que conheci e me senti em casa.

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de ir a Cuba por uns 30 dias. Estudar espanhol e algum curso na área de arte cubana. Tem alguma dica?

    ResponderExcluir
  15. Estou em Cuba e estou amando! História e cultura!!!

    ResponderExcluir
  16. fiquei 2 meses em Cuba e me hospedei em casa de cubana, Dona Hilda, já falecida e fiz amizade eternas com cubanos, dentre eles, Alejandro, Rachel e filhas. Obrigado. Abs

    ResponderExcluir
  17. Para ver miséria, eu fico aqui no Brasil, onde já tem muita, herdada pelos governos corruptos do PT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha nossa a burrice e falta do mínimo de informação gera esse tipo de comentário, aí gera uma estupidez de governo que aí está. Espero que o Brasil se liberte da burrice eleitoral bolsonarista. imagina burrice x ódio + falta de caráter+ preguiça, fascismo. Isso resulto em governo e eleitor ibecilizados. Aí todos para a conta com exceção dos ricos amigos do grupinho que vive da mamata. Um cara q a 30 anos mama e nada fez, em país de nível mínima jamais seria eleito. Aqui e rei.

      Excluir
    2. Quando a gente não conhece abre a boca pra dizer besteira. Engano seu como também foi o meu, cresci ouvindo essas barbaridades sobre Cuba em 2008 visitei o país optando por um excursão "fora do circuito só pra turista ver", me surpreendi, não vi miséria nenhuma. Não tem o luxo das vitrines dos shoppings, mas tem a riqueza da solidariedade e fartura da partilhar.

      Excluir
    3. Onde você estava antes do PT governar o Brasil?

      Excluir
  18. Tenho grande interesse.Muita vontade psssear.

    ResponderExcluir
  19. Quero ir tb, vamos nos reunir os que tem vontade e fazer um acordo com Cuba!!!!

    ResponderExcluir
  20. Tengo los boletos comprados para marzo de 2020. Hoy enviaré los documentos al consulado para obtener la visa.

    ResponderExcluir
  21. Achei que o convite era uma cortesia,pelo menos a forma como foi divulgado no facebook deu a entender dessa forma,adoraria ir pra Cubas,quem sabe pra morar,ficar definitivamente,mas até meu aluguel e minha conta de água estão atrasadas...essa é a realidade do professor no Brasil

    ResponderExcluir
  22. Adoraria conhecer Cuba,gostaria de ir pra morar,definitivo.A notícia como foi divulgada deu a entender que era cortesia,mas se tem que pagar...sem chance,não tenho nem pro aluguel,essa é a realidade do professor no Brasil,aluguel e conta de água atrasada

    ResponderExcluir
  23. Cuba persegue homossexuais nos dias atuais, como fazia Che ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Che nunca perseguiu homossexuais. A Revolução discriminou pessoas fora do padrão, infelizmente entraram os gays. Sem leis e políticas públicas que protejam as minorias, elas vão ser sempre perseguidas. Casamentos gay, leis que pune a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero estão sendo aprovados aos poucos, já que setores conservadores do país, assim como em todos os países, fazem campanha contra.

      Excluir
  24. Meu Sonhooo, conhecer a Ilha da Resistência onde viver líderes que me inspiram. #QueroIrPraCuba

    ResponderExcluir
  25. Dia 7 estarei indo para Cuba. Acredito que vou gostar, espero poder visitar escolas e hospitais

    ResponderExcluir
  26. Pretendo escrever um livro sobre a Cuba de hoje, se alguém de lá, puder me ajudar, será muito bom.dia 8 estou em Havana

    ResponderExcluir
  27. Sr. Consul, eu vou em maio ao México e depois a Cuba. Estou ansiosa, pois é meu sonho conhecer seu país.

    ResponderExcluir
  28. Sr. Consul, eu vou em maio ao México e depois a Cuba. Estou ansiosa, pois é meu sonho conhecer seu país.

    ResponderExcluir
  29. Eu li todos depoimentos até aqui, mas o que mais chamou atenção além de ver o interesse de conhecer o país foi o olhar de respeito da maioria e no próprio relato do texto em que diz da importância das relações humanas, as aproximações de culturas essa troca que acredito muito, não acredito que seres humanos que vive propaganda preconceitos por qualquer que seja a hipótese sem ter fundamento e conhecimento pessoal de fatos essa pessoa necessita de um encaminhamento para educação. Bom é isso que possamos enquanto vida estiver respeitar sempre o próximo, seja em Cuba ou Brasil em qualquer lugar do mundo. Viva as conquistas pelo direito a igualdade, que todo ser humano merece ter dignidade.

    ResponderExcluir
  30. Estou neste momento concluindo aqui em Cuba meu documentário de conclusão do Curso de Direção de documentário, que fiz na Escola Internacional de Cinema e TV de Santo Antônio de Los Baños, Cuba, estou aqui desde dezembro quando decidi me dar de presente meus cumpliaños. Semana que vem volto pra São Luís, para fazer a edição do material, mas já planejando a volta em junho.

    ResponderExcluir
  31. Sou um apaixonado admirador do povo cubano, de sua histórica Revolução e de seu sistema socialista. No Brasil, passamos atualmente por uma fase muito difícil, sob um governo reacionário e quase fascista. Mas sabemos que a História não para - e isto Cuba nos mostrou, ao derrubar o sistema capitalista explorador e chegar ao socialismo, através da luta de seu povo. Aqui, chegará o momento de fazermos a mesma coisa. Vivam para sempre a gloriosa REVOLUÇÃO CUBANA e o socialismo.

    ResponderExcluir