A Associação Cultural José Martí do Rio Grande do Sul e demais ativistas do sul do Brasil, está organizando uma caravana a Cuba para comemorar o centenário de nascimento do líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro.
O roteiro, previsto para acontecer entre 30 abril e 10 maio de 2026, promete uma viagem focada em história, cultura, internacionalismo e solidariedade.
1ª Caravana Cem Anos com Fidel Castro
A 1ª Caravana do Rio Grande do Sul/Cem Anos Com Fidel a Cuba é uma iniciativa cultural, política e turística de militantes e ativistas do sul do Brasil que propõe um encontro profundo com a história, a cultura, as artes e as experiências sociais únicas do país socialista.
A caravana, assim como muitas outras que estão ocorrendo este ano, tem como objetivo reafirmar o legado político, social e internacionalista de Fidel Castro e da Revolução Cubana.
Mais que uma viagem, a caravana é um gesto concreto de solidariedade ao povo cubano, que segue resistindo às duras consequências do bloqueio político, econômico e extraterritorial dos EUA, com dignidade, alegria e organização coletiva.
Os organizadores prometem visitar sete cidades cubanas: Havana, Trinidad, Matanzas, Pinar del Río, Cienfuegos, Santa Clara e Yaguajay.
Serão 10 dias na ilha socialista. O Museu da Revolução, o Instituto Fidel Castro, o Mausoléu/Museu Che Guevara, o Memorial Granma, o Museu de Belas Artes e o ICAP (Instituto Cubano de Amizade com os Povos), estão entre as principais atrações a serem visitadas.
O pacote completo compreende estadia, alimentação, passeios e traslados no país, nas cidades e locais citados.
Quem pode participar?
Trabalhadores, estudantes, educadores, pesquisadores, militantes sociais, lideranças comunitárias, amantes da cultura e todos que acreditam na integração entre os povos.
Os interessados devem preencher a ficha do pré-formulário (aqui) para receber a programação completa com todas as informações.
Outras informações pelo email: caravanarscuba@gmail.com
![]() |
| 1ª Caravana Gaúcha com Fidel Castro| Arte: ACJMRS |


Nenhum comentário:
Postar um comentário