quarta-feira, 6 de março de 2024

Cuba é o farol do socialismo democrático no mundo

Criança cubana durante a Feira do Livro em Havana - 2024 | Foto: Prensa Latina

Por Frei Gilvander Moreira no Brasil de Fato 

A 32ª Feira Internacional do Livro de Havana, maior feira de livros do mundo, foi realizada entre os dias 15 e 25 de fevereiro de 2024 na Fortaleza de San Carlos de La Cabaña, na capital cubana. O local foi construído no século XVIII para ser uma das barreiras de defesa da cidade de Havana contra ataques inimigos e saqueamentos piratas. La Cabaña foi declarada patrimônio mundial pela Unesco, juntamente com a parte histórica da capital, em 1982, ano em que foi realizada a primeira edição da feira do livro.

O Brasil foi o país convidado de honra neste ano. Organizada em conjunto pela Embaixada do Brasil em Cuba e o Ministério da Cultura, sob a liderança da ministra Margareth Menezes, a delegação brasileira contava com mais de 60 escritores, artistas e intelectuais, entre os quais, Conceição Evaristo, Frei Betto, Emicida e Ailton Krenak. 

Após os dez dias de feira em Havana, o evento continua ao longo de todo o ano nas 15 províncias (estados) do país, em escolas, universidades, hospitais e penitenciárias. Em 2024, a 32ª edição contou com a participação de 45 países e a apresentação de mais de mil novos títulos literários. Cerca de três milhões de livros foram doados ou vendidos a preços variados e muitos podem ser baixados gratuitamente na internet. Com o tema “Ler é construir identidade”, a Feira Internacional do Livro de Havana promove a leitura como instrumento de formação da consciência individual e coletiva e do pensamento crítico autêntico. 

domingo, 3 de março de 2024

Cuba: morre no RJ, Tirso Saenz, vice-ministro de Che Guevara

Tirso Saenz morreu aos 92 anos | Foto: A Verdade 
Do A Verdade

Faleceu, no último dia 1º de março, no Rio de Janeiro, o engenheiro cubano Tirso Walfrido Saenz, ex-vice ministro de Indústrias de Cuba à época de Che Guevara.

Tirso estava na capital fluminense para o lançamento da 2ª edição de seu livro “O Ministro Che Guevara – Testemunho de um Colaborador”, publicado pela UJR (União da Juventude Rebelião) e pelas Edições Manoel Lisboa, quando passou mal e foi internado. Apesar de todos os esforços da equipe médica, não resistiu a um edema pulmonar e faleceu, aos 92 anos. 

Quem foi Tirso

Tirso nasceu em 12 de outubro de 1931, em Havana. Poucos anos após a Revolução de 1959, passou a trabalhar ao lado do Che no esforço de construção econômica do socialismo em Cuba, como descreve em seu livro. Entre as muitas funções que desempenhou na Ilha, foi vice-presidente da Academia de Ciências, presidente da Comissão Nacional para o Uso Pacífico da Energia Atômica e da Comissão Nacional para a Proteção do Meio Ambiente, além de professor do Instituto Politécnico Superior. Também foi autor ou coautor de 37 livros e capítulos de livros e de mais de 70 artigos. Nos últimos anos, morava em Brasília, ao lado de sua companheira Maria Carlota de Souza.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Brigada Sul-americana: Cuba é exemplo para enfrentar o neoliberalismo dos EUA

Brigada Sul-americana de Solidariedade com Cuba - 2024 | Foto: Castón Grisoni 

Por Sturt Silva 

Ocorreu em Cuba, entre 22 de janeiro e 4 de fevereiro de 2024, com cerca de de 115 integrantes de 6 países, a XXIX Brigada Sul-americana de Trabalho Vuluntário e Solidariedade com Cuba. 

Além de Brasil, Uruguai e Argentina, países tradicionais neste tipo de jornada solidária, a edição de 2024 contou com a participação de outros 3 países: Chile, Equador e El Salvador. 

A brigada, que é organizada pelo ICAP - Instituto Cubano de Amizade com os Povos - percorreu 4 províncias cubanas: Artemisa, Havana, Villa Clara e Cienfuegos.

Entre as atividades oficiais do evento se destacou a participação na Marcha das Tochas em homenagem aos 171 anos do nascimento de José Martí - líder da independência de Cuba -, que foi liderada pelo presidente Díaz-Canel e visitas a lugares históricos como o Centro de Estudos Fidel Castro, em Havana, e à cidade guevarista de Santa Clara

Marcha das Tochas 

Além disso, jornadas de trabalho voluntário em áreas agrícolas, conferências e debates com a população e doações de medicamentos e outros materiais em hospitais e centro comunitários também fizeram parte do roteiro. 

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Pago pelos Emirados Árabes, Brasil enviará 50 milhões de alimentos para Cuba

Leite em pó produzido no Brasil é entregue em Cuba | Foto: ABC/MR

Do Opera Mundi 

O Brasil entregou, na última segunda-feira (12/02), um primeiro lote de alimentos para Cuba em uma iniciativa para "promover a segurança alimentar e nutricional na América Latina", um dos seus principais objetivos na presidência do G20.

O envio foi anunciado por meio de uma nota do Ministério de Relações Exteriores do Brasil, especificando que a entrega incluía 125 toneladas de leite em pó. 

O diretor da Agência Brasileira de Cooperação, Embaixador Ruy Pereira, afirmou que "graças a essa operação, o Brasil, os Emirados Árabes Unidos e Cuba tornam pública a sua forte disposição de colaborar com segurança alimentar e nutricional da população cubana".

Nos próximos lotes também estarão contidos de arroz, milho e soja, e enviados nas semanas seguintes. No total, serão enviados U$50 milhões em alimentos vindos do Brasil. 

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Jornalista pode ser preso por denunciar sanções contra Cuba

Câmera da TV na Praça da Revolução, em Havana | Foto: Cubadebate

Por Sturt Silva 

O coordenador do portal Cubainformación, José Manzaneda, e associação Euskadi-Cuba de solidariedade com Cuba, do País Basco, proprietária do site até 2020, serão julgados na Espanha, por um texto jornalístico. 

Cubainformación é um meio de comunicação com sede em Bilbau e especializado em temas sobre a realidade cubana. Condena as sanções dos EUA contra o país socialista e é solidário à Revolução Cubana. 

A publicação que virou alvo de ação judicial é "Criar uma crise sanitária em Cuba: o objetivo da guerra contra sua cooperação médica", que pode ser lido aqui (procure a versão em português). 

No blog Solidários a Cuba já traduzimos vários artigos e alguns vídeos de Cubainformación.

Assista o vídeo abaixo sobre o caso:

quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Cuba busca atrair empresas brasileiras na era Lula

BrasCuba, empreendimento com capital brasileiro em Cuba | Foto: Embaixada do Brasil

Por Sturt Silva 

O Embaixador do Brasil em Cuba, Christian Vargas, realizou visita a Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel (ZEDM) no aniversário de 10 anos do terminal de contêiners, inaugurado por Dilma em 2014. 

Segundo a embaixada, 64 empresas de 21 países estão instaladas em Mariel, que conta com posição estratégica na região caribenha. A ZEDM busca atrair empresas brasileiras interessadas nos mercados de Cuba e do Caribe.

A fábrica da Brascuba, de capital brasileiro (Souza Cruz) e cubano (Tabacuba), é o maior empreendimento individual em Mariel, com investimento de US$ 100 milhões. 
O governo cubano tem investidos US$ 300 milhões por ano na zona e espera que a boa relação política com o Brasil, retomada em 2022 depois da vitória de Lula, ajude a aumentar as trocas comerciais com empresários brasileiros, que acabaram se distanciando da ilha socialista nos governos anteriores (Temer e Bolsonaro). 

sábado, 27 de janeiro de 2024

Cuba: melhor destino cultural do mundo para 2024

Capitólio Nacional de Cuba | Foto: Expedia

Por Sturt Silva 

A popular plataforma de viagens e turismo Tripadvisor revelou os destinos que serão mais procurados este ano.  

Segundo matéria da revista Buen Viaje a Cuba, a ilha caribenha é o 1º destino cultural do mundo. Da mesma forma, ocupa o 2º lugar entre os mais populares do Caribe e o 18º entre os melhores destinos gastronômicos.

Cuba, único país socialista das Américas, é um ótimo local para os amantes de arte e história, bares e atividades ao ar livre.

Havana, maior cidade de Cuba, mistura arquitetura do velho mundo e a cultura atual. Além da capital, outra boa opção sugerida pela página, é a cidade de Trinidad, declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO. Além disso, Varadero, Centro Histórico de Havana, Vale dos Engenhos, Vale de Viñales e uma praia em Cayo Guillermo também foram citados. 

Os destinos campeões de Tripadvisor são lugares que têm hotéis, restaurantes e atrações que receberam um grande número de avaliações e comentários excelentes da comunidade no Tripadvisor em um período de 12 meses. 

O mesmo site já premiou Cuba como o destino favorito em 2023. 

Visite Cuba 

domingo, 21 de janeiro de 2024

Conheça Cuba: 2,4 milhões visitaram Cuba em 2023, sendo 16 mil brasileiros

Varadero, uma das melhores praias do mundo | Foto: Cuba Travel 

Por Sturt Silva 

Mesmo depois de proibições de viagens e aplicações de sanções pelos EUA, Cuba recebeu cerca de 2,4 milhões de turistas estrangeiros em 2023. 

Segundo o site Cuba Debate, 800 mil turistas a mais do que no ano passado, que fechou com 1,6 milhão. Assim, 2018 continua sendo o melhor ano para o turismo cubano com 4,7 milhões de visitantes.

No ano passado, os canadenses foram os que mais visitaram Cuba, com quase 1 milhão, seguido pelos cubanos que moram nos EUA, russos, estadunidenses e espanhóis. 
Brasileiros em Cuba