Praça da Revolução em Havana | Foto: Pé na estrada |
Por Sturt Silva
Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, o diplomata Christian Vargas é o indicado do governo brasileiro para representar o Brasil na ilha socialista. No momento a missão brasileira no país é chefiada por um Encarregado de Negócios.
O Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores do Brasil) também afirmou que o governo cubano já aprovou a indicação.
O nome ainda terá que ser aprovado pelo senado brasileiro, através da sua Comissão de Relações Exteriores.
Presidente cubano - Díaz-Canel - e presidente Lula durante encontro na Argentina. Janeiro de 2023 | Foto: Ricardo Stuckert |
Christian Vargas é diretor do departamento de integração regional do Itamaraty e já trabalhou em missões no Uruguai, Argentina, França, EUA e Rússia. Também foi assessor da Presidência da República, nos dois primeiros mandatos de Lula, quando o departamento era chefiado por Marco Aurélio Garcia, um dos fundadores da política externa progressista da era PT.
Relações rebaixadas desde 2016
Cuba e Brasil estão com relações diplomáticas rebaixadas desde do afastamento da presidenta Dilma, ocorrido em 2016. Naquela ocasião, Cuba presidida por Raúl Castro, condenou energicamente o golpe de estado contra o governo Dilma.
Porém, a situação piorou com a nova política externa do governo Bolsonaro, iniciada com expulsão dos médicos cubanos do Brasil, no final de 2018.
Durante todo esse período, a diplomacia cubana foi chefiada por um Encarregado de Negócios. Inicialmente por Rolando Gómez (2017-2021) e agora por Adolfo Curbelo (2021- 2023).
Nenhum comentário:
Postar um comentário