quarta-feira, 31 de março de 2021

Brasileiros continuam exportando para Cuba e cubanos não são inadimplentes


Por Sturt Silva 

Em entrevista à revista Diálogos do Sul, Vladimir Guilhamat, presidente da Câmara Empresarial Brasil/Cuba, abordou vários temas sobre as relações comerciais entre Brasil e Cuba. 

O empresário que comercializa com Cuba, desde anos 2000, primeiramente explicou como é fazer comércio com as empresas cubanas e com um país de economia majoritariamente estatal. Logo em seguida citou os principais produtos que o Brasil exporta para à ilha socialista e quais produtos o Brasil compra da nação caribenha.

Vladimir Guilhamat também afirmou que os cubanos não são inadimplentes, embora ocorram atrasos de pagamentos. Isso, segundo ele, é devido às dificuldades que Cuba tem desde anos 90, que ultimamente foram agravadas pelo bloqueio econômico dos EUA. 

Câmara Empresarial Brasil-Cuba faz doações para hospitais cubanos.
Foto: Vladmir Guilhamat e Pedro Monzon, Cônsul de Cuba no Brasil

Porto de Mariel 

Sobre o financiamento brasileiro para a construção/reforma do Porto de Mariel, o comerciante internacional disse que mesmo depois do fim do empréstimo do governo brasileiro à empresa que tocou o empreendimento, os empresários brasileiros continuam exportando para país e que o valor dessas vendas já é quase o mesmo daquele que foi emprestado para fazer a obra. 

O presidente da Câmara Empresarial ainda falou sobre as vantagens de Cuba para investidores brasileiros, sobre o bloqueio estadunidense e os impactos dessa política nas relações comerciais Brasil-Cuba, entre outros temas. 

Assista a entrevista:

 
Entrevista por temas:

8:10 Início da entrevista - Apresentação; 15:17 As relações comerciais entre Brasil e Cuba; 16:58 Cuba tem relações comerciais com 170 países; 18:49 Principais produtos brasileiros em Cuba (alimentos, vestuários, equipamentos agrícolas, peças elétricas, etc); 23:38 Solidariedade brasileira com Cuba (doações para hospitais e empresas cubanas); 25:29 Principais produtos cubanos no Brasil (charutos, bebidas, medicamentos, serviços médicos, etc); 28:58 Preconceito contra Cuba (relações comerciais); 30:28 Com Cuba existe atrasos de pagamentos, mas não inadimplência; 31:55 As dificuldades de fazer comércio com Cuba por causa do bloqueio econômico dos EUA; 36:20 As relações comerciais com Cuba não mudou por causa de Bolsonaro; 39:19 Fim do bloqueio e as relações Brasil-Cuba; 42:40 Construção do Porto de Mariel e relações Brasil-Cuba; 48:40 Vantagens de Cuba para investidores; 59:53 Cuba contra à Covid-19; 1:02:39 Onde comprar rum/charuto cubano?

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário