VI Convenção Cearense de Solidariedade a Cuba | Foto: Casa de Amizade Brasil-Cuba do Ceará |
O evento contou no início com apresentações artísticas de "Rebeka" e do cantor e poeta "Cumpade Barbosa", fazendo uma miscelânea rítmica entre a cultura latina e a poesia popular em Patativa do Assaré.
Na Conferência principal da noite o professor e jurista Inocêncio Uchôa fez um apanhado da história de Cuba, seus antecedentes e os desdobramentos que conduziram ao processo revolucionário de 1959, além de discutir momentos importantes, como a Crise dos Mísseis e a parceria comercial entre a Ilha e a União Soviética no seculo XX.
Gláucia Lima, Vice Presidente da Casa da Amizade, explanou acerca do papel das mulheres na Revolução e destacou figuras históricas como Vilma Spin,
Haydée Santamaría e Célia Sanchez. Participaram ainda da mesa do evento o Presidente da Ass. Cultural José Martí (ES), Marlúzio Dantas e o Professor José Carlos Vasconcelos.
A VI Convenção ainda foi palco de homenagens a figuras importantes para a defesa da democracia no Brasil e de solidariedade a Cuba. Foram homenageadas a Presidente de honra da Casa da Amizade, Cecília Cruz e a Diretora da Casa, Maria Oliveira. Ainda receberam homenagens o ex Secretário de Fortaleza e dirigente político José Nunes Passos e o jornalista Messias Pontes (in memoriam).
Leia também:
Tocantins: Criada associação de solidariedade a Cuba
Rio Grande do Norte: Realizada Convenção de Solidariedade a Cuba
Realizada Convenção de Solidariedade a Cuba no Rio de Janeiro
Realizada Convenção Capixaba de Solidariedade a Cuba
Realizada Convenção Capixaba de Solidariedade com Cuba
Realizada Convenção de solidariedade a Cuba no Paraná
Realizada Convenção de Solidariedade em Minas Gerais
Nenhum comentário:
Postar um comentário