terça-feira, 21 de maio de 2019

Minas Gerais: Realizada Convenção de Solidariedade a Cuba

Movimentos mineiros reafirmam solidariedade e apoio a Cuba em ato em Belo Horizonte
Por Surt Silva

Foi realizado, no último dia 13/05, no Sindicato dos Jornalista em Belo Horizonte, a Convenção Mineira de Solidariedade a Cuba - ato preparatório para XXIV Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba. 

Organizada pela Associação Cultural José Martí (ACJM-MG), o evento contou com a presença do Cônsul Geral de Cuba em São Paulo, Pedro Monzon e do Cônsul para imprensa e solidariedade do mesmo consulado, Antonio Mata Salas.

Antonio Vieira, presidente da associação, falou sobre a preparação da delegação mineira para a Convenção Nacional e a realização de atos comemorativos: nascimentos de Fidel Castro e José Martí, "26 de Julho" e dia da cultura cubana.

Em sua fala, o cônsul cubano destacou os ataques sofridos por Cuba, principalmente relativos à recente ativação do título III da lei Helms-Burton através da qual o governo dos EUA estimula infindáveis processos de judicialização de propriedades cubanas nos tribunais estadunidenses. 

Já o cônsul Antonio Salas reafirmou a importância dos movimentos de solidariedade e desejou êxito à XXIV Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, que será realizado em junho, em Santos/SP.


Na oportunidade, os participantes reafirmaram o compromisso em apoio ao povo cubano na defesa da sua soberania e autodeterminação. A noite começou e terminou com apresentações culturais. 

A ACJM-MG foi fundada em 1986 e Minas Gerais foi sede da última Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, em 2017. Além disso, o estado mineiro já sediou outra 3 convenções: 1993 (1ª), 2000 (8ª) e 2007 (15ª). 


Com informações do Cebrapaz-MG e Consulado de Cuba.

Um comentário: