Fonte: Prensa Latina
Graduadas da Escola Latino-americana de Medicina de Havana (ELAM), as doutoras bolivianas Julieta Quispe e Sheila Flores destacam-se hoje em missões de atendimento a moradores da Amazônia.
Quispe e Flores, assinala o jornal estatal Cambio, uniram-se de maneira voluntária à Brigada Amazônia Saudável, uma iniciativa do Executivo para levar serviços de saúde, entre outros, a comunidades afastadas.
Proveniente de uma família humilde na localidade de Lahuachaca (entre Oruro e La Paz), Quispe afirmou que o que a motivou foi o compromisso de servir ao povo, sobretudo aquelas populações que vivem na região amazônica.
"Em Cuba", disse, "aprendemos a trabalhar pelas pessoas mais necessitadas, e isso é o que faremos a partir de agora".
Flores recordou a recomendação do líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, quando falava de um exército de batas brancas, mas para lutar pela humanidade e trabalhar pela Pátria.
Também assegurou que a formação acadêmica que recebeu é de serviço à comunidade e que quando saiu do país prometeu retornar para trabalhar pelos mais pobres.
A Brigada Amazônia Saudável partiu do porto de Riberalta (Beni), no dia 3 de fevereiro, e tem como meta atender ao menos 126 comunidades.
Essa Brigada é organizada pela estatal Agência para o Desenvolvimento das Macrorregiões e Zonas Fronteiriças (Ademaf).
Nenhum comentário:
Postar um comentário