Convenção homenageou o grande solidário com Cuba, Honarario Delgado Rubio | Foto: Consulado de Cuba |
No último dia 13 de abril, foi realizada, no Sindicato dos Trabalhadores Públicos de Foz de Iguaçu, a Convenção Paranaense de Solidariedade com Cuba - edição 2019.
Com a participação de sindicalistas, políticos (do PT, PCdoB, PSOL, PCB, etc), estudantes e representantes do movimento paranaense de solidariedade a Cuba, a Convenção reforçou ações de solidariedade à ilha socialista, denunciou a continuação do bloqueio estadunidense contra o povo cubano e homenageou um dos maiores defensores da Revolução Cubana no Brasil.
Solidariedade a Cuba
Solidariedade a Cuba
A Presidente da Associação Cultural José Martí do Paraná (ACJM-PR), Teresita Campos, fez a cerimônia de abertura e citou as diversas ações de solidariedade a Cuba, realizadas pela associação, e reafirmou a necessidade de mantê-las.
Bloqueio e nova Constituição
Bloqueio e nova Constituição
Já o Cônsul José Luis Darias Suárez, que esteve presente em nome do Consulado Geral de Cuba em São Paulo, falou sobre a situação atual de Cuba, o fortalecimento do bloqueio pelos EUA de Trump e sobre a nova constituição cubana.
Honario Delgado Rubio homenageado
Durante o evento, o militante do movimento brasileiro de solidariedade a Cuba, Honario Delgado Rubio foi homenageado. Foi exibido o documentário "Honorio em memória", sobre a vida desse grande internacionalista e amigo de Cuba e da Revolução, que morreu em março. Delgado, que nasceu na Espanha, morava no Brasil e se dizia cubano de coração, participou de mais de 35 brigadas de solidariedade a Cuba, a última foi aos 93 anos, em janeiro de 2019.
A Convenção foi preparatória para a XXIV Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, que acontecerá em Junho, em Santos/São Paulo.
Leia também:
Realizada Convenção Capixaba de Solidariedade a Cuba
Realizada Convenção Capixaba de Solidariedade com Cuba
Nenhum comentário:
Postar um comentário