sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Fidel Castro é homenageado em 7 cidades brasileiras

Homenagens em Fortaleza, Brasília e da brigada médica cubana no Brasil; em destaque maior Fidel Castro
Por Sturt Silva

No último dia 13 de agosto o líder da Revolução Cubana - Fidel Castro - completou 92 anos de nascimento. Houveram homenagens ao comandante em São Paulo, Salvador, Manaus e Rio de Janeiro. Dois dias antes, Fidel recebeu homenagens em Porto Alegre e Fortaleza. Em Brasília o evento aconteceu um dia depois.

São Paulo

Realizado no Espaço Cultural Latino-americano (ECLA), o ato político-cultural em comemoração aos 92 anos do nascimento de Fidel foi organizado pelo CEBRAPAZ (Centro Brasileiro de Solidariedade com os Povos e Luta pela Paz), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Consulado Geral de Cuba em São Paulo, tendo a assistência de um grupo de amigos da Revolução Cubana. 

A mesa  do evento foi composta por Socorro Gomes, presidenta do CEBRAPAZ; Walter Sorrentino, Vice-presidente nacional e Secretário de Relações Internacionais do PCdoB; Jose Reinaldo Carvalho, Diretor da CEBRAPAZ e da Secretaria Política do PCdoB; Ernesto Pischler do Partido Comunista Brasileiro e da Cônsul Geral de Cuba em São Paulo, Nélida Hernández Carmona. 

Os comunistas da mesa destacaram as ideias imortais de Fidel e seu papel na solidariedade, no internacionalismo, na integração latino-americana e na resistência do povo cubano. Já Socorro Gomes se referiu a personalidade de Fidel e sua luta pela unidade do povo cubano e de como Cuba bloqueada é solidária com todos os povos. 

A Cônsul Geral agradeceu a homenagem e enfatizou que embora Fidel não esteja fisicamente presente suas ideias mantêm-se vivas, ressaltando que Cuba continuará aperfeiçoando o socialismo com a reforma do seu modelo econômico e a atualização da Constituição. 

O evento cultural incluiu música cubana e latino-americana sob responsabilidade do DJ Don Ivan e degustação de bolos decorados para a ocasião.

Rio de Janeiro 

Na cidade maravilhosa a comemoração foi na sede da Associação Cultural José Martí (ACJM-RJ) e teve um debate sobre os desafios contemporâneos do socialismo em Cuba.

Foram exibidos três vídeos: os dois primeiros com músicas de exaltação dos feitos e vida de Fidel Castro e um terceiro sobre avaliações de cubanos dos desdobramentos recentes da Revolução.

O professor Luis Eduardo Mergulhão (foto) também realizou uma explanação sobre o histórico do processo revolucionário em Cuba e um breve apontamento das principais questões identificadas nas recentes discussões acerca da reforma constitucional.

Veja mais fotos do evento clicando aqui
Salvador

Na capital da Bahia os 92 anos de Fidel foi comemorado com muita poesia e música de inspiração cubana e no exemplo de Fidel.

Organizado pela Consulado Cubano da cidade, Associação José Martí da Bahia e CEBRAPAZ, o evento teve apresentação do livro "Ai vem Fidel" de Yunet López Ricardo e Wilmer Rodriguez Fernandez. 

O livro é um conjunto de crônicas da caravana que levou de volta à Santiago de Cuba, o Comandante da Revolução, em novembro de 2016, após a sua morte.

O ato contou com a participação de diplomatas e residentes cubanos em Salvador, representantes de movimentos sociais e membros de organizações políticas e sindicais.

Manaus

Na capital do Amazonas, a sede do Consulado cubano foi palco de um evento que priorizou os pequenos. O papel de Fidel e da Revolução para o bem-estar da infância em Cuba e no mundo foi destaque nas atividades de comemoração dos 92 anos do comandante. 

Na ocasião, residentes cubanos da região norte também aproveitaram o momento para debater o projeto da nova constituição cubana. 

Além da comunidade cubana, o ato contou com a presença de amigos da Revolução Cubana.

 -
Porto Alegre

No capital do Rio Grande do Sul Fidel foi homenageado com o lançamento do livro "Yo Soy Fidel", dos jornalista Gibran Mendes, Tadeu Vilani e Leandro Taques.

Fortaleza 

Na capital do Ceará, o aniversário de Fidel foi comemorado durante o 3º Encontro da Juventude com Cuba.

O jornalista, escritor e amigo de Fidel, Fernando Morais, mandou recado em vídeo para os cearenses e enalteceu a importância do Comandante para a luta dos povos.

Brasília

Com a presença de mais 100 pessoas, a homenagem na capital federal iniciou-se com o poema "Canto a Fidel" de Carilda Oliver. 

Logo em seguida o diplomata cubano Homero Saker pronunciou emocionantes palavras sobre o aniversariante da noite. 

A música ficou por conta de membros da Associação Nacional de Cubanos Residentes no Brasil (ANCREB) que interpretaram “El Necio”, de Silvio Rodríguez, e "Cavalgando com Fidel", emocionando visivelmente todos os presentes com belas apresentações.

Também  foi exibido o documentário “Fidel é Fidel”, de  Roberto Chile, que reúne em imagens, momentos da história da Revolução Cubana e de Fidel.

Para finalizar, o doutor José Fernando Placeres, membro da direção do programa Mais Médicos declamou o poema “¡Ordene, Comandante-em-Chefe!”, escrito em 2006, em cárceres estadunidenses, pelo herói da República de Cuba, Antonio Guerrero Rodríguez.

O evento contou com a presença, além de diplomatas cubanos e de membros da Associação de Cubanos Residentes em Brasília, de representantes de organizações políticas, sociais e sindicais do Brasil, amigos e militantes do Movimento Brasileiro de Solidariedade a Cuba e médicos do programa Mais Médicos.


Com informações da Embaixada de Cuba no Brasil: Casa da Amizade Brasil-Cuba do Ceará; Consulado de Cuba em São Paulo, Salvador e Manaus e Associações José Martí do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário