domingo, 12 de agosto de 2018

Realizado 3º encontro da juventude com Cuba em Fortaleza (+ vídeo)

3º Encontro da Juventude com Cuba | Foto: reprodução/Democracia Participativa
Uma performance do grupo "Verso de Boca", unindo teatro e poesia abriu o 3º Encontro da Juventude com Cuba, realizado pela Casa da Amizade Brasil-Cuba do Ceará. Com o tema "A luta anti-imperialista da juventude latino-americana e a resistência ao golpe neoliberal" o evento foi realizado nesse sábado (11/8), na sede da ADUFC-Sindicato, em Fortaleza (CE) e contou com a presença da Consul Geral de Cuba para o Nordeste do Brasil, Laura Pujol, além de coletivos juvenis, movimentos sociais e parlamentares do Estado. 

Formando a mesa inicial representantes da União da Juventude Comunista (UJC), Juventude 5 de Julho e Movimento dos Trabalhadores por Direitos (MTD) deram seu recado a respeito dos atuais ataques imperialistas na América Latina, a importância da juventude revolucionária e as questões que afetam os jovens das periferias. A mesa foi mediada pelo Secretário Geral da Casa da Amizade, Francisco Malta.

Assista a íntegra do encontro:

Durante o evento abriu-se espaço para o aniversário de Fidel Castro, que no próximo dia 13 completaria 92 anos de vida. O jornalista, escritor e amigo de Fidel, Fernando Morais, mandou recado em vídeo para os cearenses e enalteceu a importância do Comandante para a luta dos povos, além do enfrentamento de ataques contra a democracia, como a prisão do ex-presidente Lula.

Compondo a mesa principal, a Presidente Euníce Bezerra agradeceu a participação de todos e ressaltou que a Casa da Amizade é um espaço aberto e que tem feito um trabalho ininterrupto em defesa dos valores da Revolução, sendo a juventude um dos mais importantes pilares dessa construção.

Leia também: 
Juventude cearense debate o legado de Che Guevara e o bloqueio contra Cuba

Na sua intervenção, a Consul Geral de Cuba para o Nordeste do Brasil, Laura Pujol, enfatizou o atual processo de reforma da Constituição em Cuba e tudo que envolve a sociedade em torno da continuidade da construção do socialismo na Ilha, apesar de todo o discurso da mídia hegemônica e sua narrativa pelo fim do projeto cubano. Laura ainda respondeu perguntas sobre temas diversos como a questão homossexualidade em Cuba, a educação política de crianças e jovens, vacinação contra o câncer e o trabalho de jornalistas estrangeiros na ilha. 

A Casa da Amizade Brasil Cuba continuará construindo outros fóruns de debates e troca de ideias importantes sobre a atual conjuntura cubana e a luta dos povos latino-americanos contra as ameaças do imperialismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário