terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Cubanos residentes no Brasil repudiam a mercenária Yoani

A Associação Nacional dos Cubanos Residentes no Brasil (ANCREB) acolhe com satisfação a implementação de novas medidas migratórias, que entraram em vigor em 14 de janeiro, em Cuba. Esta nova legislação é um sinal da vontade política que possuí o governo cubano em estabelecer um estreitamento com a comunidade cubana no exterior.

Beneficiada por essa nova lei está a bloqueira cubana, Yoani Sánchez, que anunciou que viajará para o Brasil, convidada por alguns setores da direita. Nos jornais que lhe constroem uma áurea midiática, podemos ler que a blogueira não faz menção que estas novas medidas são parte do processo de atualização do modelo econômico e social cubano, mas - repetidamente - refere-se as vezes que foram negadas as autorizações e a sua falta de apoio à Revolução (ao qual apoiam quase 90% do povo cubano, como demonstrou as estatísticas da última eleição Parlamentar).

O convite à Yoani para visitar o Brasil, na próxima semana, é outra provocação dos setores da direita brasileira aos cubanos residentes no país e ao movimento de solidariedade com Cuba, desta nação irmã. Seus objetivos são declarados, desacreditar o governo e a Revolução Cubana com seus falsos e desgastados argumentos de que em Cuba os direitos humanos são violados. Yoani deveria refletir que, graças ao direito da educação, que existe em Cuba, ela é uma profissional e que sua carreira não lhe custou um centavo.

Yoani é um exemplo de novos métodos de subversão que o governo dos EUA utiliza para desacreditar o processo e o governo Revolucionário cubano. É uma mostra evidente de como - através de setores da direita do mundo - organizam eventos, fazem-lhe convites e lhe dão prêmios para pagar os seus serviços e dar-lhe legitimidade internacional.

Os cubanos residentes no Brasil, com toda a legitimidade moral que temos para respaldar e defender nosso país, repudiamos estas provocações contra Cuba e os cubanos que vivem no país. Nós dizemos para Yoani que para se sentir diplomata de seu povo, deveria expor a realidade de Cuba, sua realizações, suas verdades, fazer eco ao grande reconhecimento internacional que Cuba tem por seus projetos sociais, por sua cooperação internacional e por sua indomável resistência a tantos anos de bloqueio econômico, comercial e midiático.

O ANCREB apoia plenamente as novas medidas migratórias adotadas pelo governo cubano e os importantes esforços realizados por ambos os governos para fortalecer as relações bilaterais entre Cuba e Brasil.

3 comentários:

  1. El enlace para la ANCREB-JM está errado. Lo correcto es http://ancreb-jm.blogspot.com.br/

    Y muchas gracias por divulgar el comunicado de los cubanos con vergüenza que vivimos en Brasil. Pepe

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Pepe, já corrigi.
    saudações. Robson

    ResponderExcluir