86,5% do país já está vacinado com esquema completo | Foto: Juventud Rebelde |
Por Sturt Silva
Segundo informações do Ministério da Saúde de Cuba, até 3 de janeiro 2,1 milhões de cubanos e cubanas já recebeu a 4ª dose de reforço contra Covid-19. Isso representa 19,6% do população total de Cuba.
Diante do perigo representando pela variante Ômicron, o presidente Díaz-Canel prometeu que até o final de janeiro toda população estará vacinada com mais essa dose de reforço.
Poco más de dos millones de cubanos ya tienen su dosis de refuerzo contra la #COVID19. La producción y el traslado de vacunas a las provincias se agilizan ante el peligro de Ómicron. @MINSAPCuba asegura que para finales de enero toda nuestra población debe tener su nueva dosis.
— Miguel Díaz-Canel Bermúdez (@DiazCanelB) January 5, 2022
Em Cuba são usadas 3 vacinas: Abdala, Soberana 2 + Soberana Plus. Num esquema de 3 doses a eficácia das vacinas cubanas fica acima de 90%.
Segundo país no ranking dos vacinados
O país também tem 9,6 milhões de vacinados com esquema completo de vacinação, que em Cuba é com 3 doses, embora no início se usou a Soberana Plus - desenvolvida para pessoas que já tinham sido infectadas com Covid - com dose única. Os dados citados mostram que 86,5% da sua população total está imunizada. O número coloca Cuba com o segundo país do mundo que mais vacinou, perdendo apenas para os Emirados Árabes Unidos.
No geral, o sistema de saúde de Cuba já aplicou aproximadamente cerca 30,9 milhões de doses, utilizando apenas os 3 imunizantes nacionais. A vacinação se iniciou em 29 de julho de 2020. Em resumo: 10,4 milhões têm 1 dose, 9,3 milhões têm 2 doses e 8,9 milhões têm 3 doses. Além, é claro, dos 2,1 milhões que já receberam a 4ª dose.
Um pouco mais de 58% da população mundial recebeu pelo menos 1 dose de uma das dezenas de vacinas já autorizadas para uso no mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário