domingo, 25 de julho de 2021

Cuba entre as 20 melhores nas Olimpíadas de Tóquio 2020?

Cuba na cerimônia de abertura dos jogos olímpicos de Tóquio 2020 | Foto: @juegosolimpicos 

Por Sturt Silva 

Cuba disputa os jogos olímpicos de Tóquio 2020 com uma delegação de apenas 69 atletas. É a terceira menor dede 1959, data que a Revolução liderada por Fidel Castro começou a investir fortemente no esporte nacional. No Japão serão 64 participações (19% do total) divididas em 15 esportes. 

O auge de Cuba foi nos 80 e 90. O melhor desempenho do país foi nos jogos de Moscou (1980) quando os cubanos ficaram em 4º no quadro de medalhas, atrás apenas da URSS, Alemanha Oriental e Bulgária. Na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, os cubanos ganharam 20 medalhas, sendo 8 de ouro, 7 de prata e 5 de bronze. Embora alguns especialistas considerem que foi nas Olimpíadas de Seul (1992) que a ilha socialista teve seu melhor desempenho. Lá os cubanos ganharam 31 medalhas, sendo 14 de ouro, 6 de prata e 11 de bronze. Com 14 campeões olímpicos o país ficou em 5º no quadro geral de medalhas, atrás de parte da antiga URSS (que disputaram os jogos de forma unificada), EUA, Alemanha (já reunificada) e China.

Todas as medalhas de Cuba na história das Olimpíadas | Arte: Granma/Solidários a Cuba

Nas duas últimas edições, Londres 2012 e Rio 2016, Cuba ficou entre as 20 melhores. Ficou na 16ª posição em Londres (com 5 ouros, 3 pratas e 6 bronzes) e 18ª no Rio de Janeiro (com 5 ouros, 2 pratas e 4 bronzes). 

A imprensa cubana e o próprio Comitê Olímpico do país tem evitado fazer previsões, principalmente depois de dizer que Cuba conseguiria a vice-liderança nos jogos Pan-americanos (2019), ficou apenas na sexta colocação, e a liderança nos jogos Centro-americanos e Caribenhos (2020), terminou na vice-liderança. O que se tem falado é que o objetivo de Cuba é ficar entre as 20 melhores. 

Previsões de medalhas 

Para Associated Press News Cuba ganhará 15 medalhas, sendo 6 de ouro. 

Como potenciais campeões são citados Rafael Alba (Taekwondo), Mijaín López e Ismael Borrero (luta),  Andy Cruz e Jorge Álvarez (Boxe) e Yaimé Pérez (disco).

Os vice-campeões serão Rose Mary Almanza (800 metros), Juan Miguel Echevarría (Salto em Distância), a dupla Serguey Torres/Fernando Dayán Jorge (Canoagem) e Idalys Ortiz (Judô).

Em terceiros lugares a agência coloca Liadagmis Povea (Salto Triplo), Arlen López, Roniel Iglesias e Julio César La Cruz (Boxe) e  Daniel Grégorich (Luta). 

Já o site Totallympics prevê que Cuba ganhe 11 medalhas, sendo 4 de ouro, 5 de prata e 2 de bronze. Ficaria na 18ª posição no quadro de medalhas, a mesma da última Olimpíada. 

Outro meio especializado, Olympic Medal Predictions, supõe a 23ª colocação para a ilha com 10 medalhas, sendo 3 de ouro, 6 de prata e uma de bronze. 

Por fim Best Sports imagina que Cuba ficará só em 31º com 12 medalhas, sendo apenas 2 ouros. Além de 6 pratas e 4 bronzes. 

Cobertura

Acompanhe nossa cobertura no Twitter com #CubaTokyo2020.

Delegação Cubana

Nenhum comentário:

Postar um comentário