Evento na Embaixada de Cuba nos EUA | Foto Granma |
Por Sturt Silva
O Movimento Estadunidense de Solidariedade a Cuba anunciou que vai enviar a Cuba seis milhões de seringas para impulsionar a vacinação contra a Covid-19 na ilha.
Em ato na Embaixada de Cuba em Washington, o ativista o cubano-americano Felix Sharpe-Caballero, um dos coordenadores do projeto, destacou que estas seringas, das quais quase dois milhões já chegaram ao porto cubano de Mariel, permitirão continuar a imunização em Cuba, que já aplicou mais oito milhões de doses. Atualmente a ilha socialista está registrando cerca de seis mil casos diários.
A compra e o envio de seringas foram coordenados pela Global Health Partners, uma organização estadunidense que envia remédios e suprimentos médicos a Cuba desde 1994.
Também participam desta iniciativa a Campanha #SavingLives (coalizão de dezenas de grupos contrários ao bloqueio dos EUA), as organizações Codepink e The People's Forum, o Sindicato Internacional de Estivadores e Armazéns (ILWU), a organização Socialistas Democráticos da América (DSA) e dois grupos formados por cubano-americanos: o Movimento Não Embargo Cuba e Pontes de Amor.
Enquanto isso o governo Biden aplica novas sanções contra o governo cubano, mantém as mais de 240 medidas do bloqueio aprovadas por seu antecessor Trump e destina mais de dois milhões de dólares para grupos contrarrevolucionários desestabilizar a Revolução Cubana.
Repercussão em Cuba
Tanto o Ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, como o Presidente do país, Miguel Díaz-Canel, agradeceram o envio em postagens no twitter.
"Agradecemos ao Movimento de Solidariedade com Cuba nos EUA por sua campanha de arrecadação de fundos para a compra e envio ao nosso país de seis milhões de seringas para o enfretamento da Covid-19, um gesto fraterno com o povo cubano que resiste ao endurecimento do bloqueio", tuitou o chefe da diplomacia cubana.
Agradecemos al Movimiento de Solidaridad con #Cuba en EEUU por su campaña de recolección de fondos para la compra y envío a nuestro país de 6 millones de jeringuillas para el enfrentamiento a la #COVID19, en gesto fraterno con el pueblo cubano que resiste ante bloqueo recrudecido pic.twitter.com/ZHXNltudRc
— Bruno Rodríguez P (@BrunoRguezP) July 23, 2021
Já o líder comunista condenou a política de bloqueio do governo dos EUA e pediu uma relação fraterna: "Agradecemos apoio do povo norte-americano. Podemos viver em paz e harmonia, construindo pontes e não bloqueios".
Agradecemos apoyo del pueblo norteamericano. Podemos vivir en paz y armonía, construyendo puentes y no bloqueos. https://t.co/Dz7sPnxobo
— Miguel Díaz-Canel Bermúdez (@DiazCanelB) July 22, 2021
Mundo solidário com Cuba
A campanha de envio de seringas para Cuba é mundial, vários movimentos solidários e cubanos residentes no exterior, incluindo países da América Latina e Europa, estão arrecadando dinheiro e enviando seringas e outros equipamentos de saúde para Cuba.
Brasil
No Brasil o Movimento de Solidariedade a Cuba e Câmara Empresaria Brasil-Cuba já doou quase um milhão de seringas, como foi noticiado pelo Blog Solidários a Cuba em maio.
O movimento pretende enviar mais ajuda e está com uma conta aberta para quem quiser colaborar:
Nenhum comentário:
Postar um comentário