Trabalhadores cubanos nas ruas no 1º de Maio de 2012 | Foto: Ladyrene Pérez/Cubadebate |
Por Sturt Silva
No Dia do Trabalhador, Lula enviou uma mensagem a Cuba. Em um vídeo de pouco mais de 2 minutos, o ex-presidente do Brasil saldou a resistência do povo cubano, denunciou o bloqueio dos capitalistas e a perseguição ideológica ao país e parabenizou o esforço do governo cubano na construção das vacinas contra o coronavírus.
“Estoy convencido de que Cuba continuará siendo un ejemplo de lucha y de resistencia durante muchas décadas en nuestro continente.”@LulaOficial🇧🇷, clausura del Encuentro Internacional de Solidaridad con #Cuba🇨🇺#UnidosHacemosCuba pic.twitter.com/5pdwymGOPN
— Cancillería de Cuba (@CubaMINREX) May 1, 2021
Dia do Trabalhador em Cuba
Pelo segundo ano consecutivo, as comemorações de Primeiro de Maio em Cuba não foram nas ruas com milhões de trabalhadores. Apenas cerimônias simples ocorreram nas principais cidades. Em Havana, capital, o ato que foi comandado por Miguel Diaz-Canel, presidente do país, teve uma homenagem ao herói nacional, José Martí, e uma mensagem de Ulises Guilarte, presidente da Central dos Trabalhadores Cubanos. Outras manifestações foram realizadas pelas redes sociais. O presidente cubano pediu para os trabalhadores cubanos comemorarem o "1º de Maio" a partir de suas casas.
Ato na Praça da Revolução em Havana | Foto: Presidência de Cuba |
Nenhum comentário:
Postar um comentário