2021 deverá ser um ano de geração de empregos em Cuba | Foto: Marino Murillo |
Por Sturt Silva
Reportagem do jornal cubano Granma afirma que a taxa de desemprego em Cuba, por mais de dez anos, se mantém inferior a 4%. Assim, segundo parâmetros internacionais, o país está com pleno emprego por mais de uma década.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência Social de Cuba, o país tem atualmente 3,1 milhões de trabalhadores no setor estatal e 600 mil em serviços autônomos ou independentes.
O governo cubano está fazendo um enorme esforço para garantir o direito ao trabalho para toda população, em meio ao aprofundamento do bloqueio dos Estados Unidos e a crise econômica provocada pela pandemia da Covid-19.
Com fim das receitas do turismo e aprofundamento de medidas econômicas dos EUA contra à ilha socialista, o PIB cubano caiu entre 7% e 11% em 2020.
Estima-se que o ano de 2021 será de recuperação para a economia cubana. Prestes a iniciar a vacinação em massa contra Covid-19 e ainda usá-la para atrair turistas, as autoridades trabalham com uma estimativa de 4,6 milhões de postos de trabalho ao final de 2021. O setor estatal, dominante na ilha, pretende manter os 3,1 milhões de trabalhadores e o setor não estatal, em crescimento, chegar a 1,5 milhão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário