Embaixador cubano no Brasil dando entrevista à TeleSUR | Foto: Blog Cuba Hoy |
Em entrevista coletiva na última terça-feria (7), o Encarregado de Negócios de Cuba no Brasil, Rolando Gómez, afirmou que Cuba garante os investimentos de empresas brasileiras na ilha e projetos conjuntos com sócios brasileiros.
"Temos uma relação de harmonia com o Brasil no plano comercial, com os empresários privados", disse o diplomata cubano.
Para Cuba o Brasil é um mercado extremamente importante, sendo que a ilha socialista é importadora de uma série de produtos brasileiros, principalmente alimentos. Cerca de 150 empresas brasileiras tem relações com o país.
O Embaixador também disse que está faltando algumas garantias e seguros que respaldem esse vínculo comercial. Porém seu governo trabalha para se adaptar e atender aos seus interesses comerciais diante da nova conjuntura. A nova constituição cubana, aprovada por 86% dos cidadãos cubanos, acaba de incorporar a lei de investimento estrangeiro de 24 de março de 2014, ampliando garantias para os negócios estrangeiros em Cuba. O diplomata também falou que espera que as relações comerciais entre os dois países sejam ampliadas.
Desde o golpe contra a presidenta Dilma, em 2016, as relações diplomáticas entre os dois países esfriaram. Logo depois, com a vitória de Bolsonaro, Cuba retirou seus médicos do programa Mais Médicos, em novembro de 2018. O Brasil, sob comando de Ernesto Araújo se aliou aos EUA para atacar Cuba e seu maior aliado na região, a Venezuela. Por outro lado, Cuba é um dos países patrocinadores da campanha internacional que defende a liberdade do ex-presidente Lula.
Com informações da Prensa Latina.
Leia mais:
Com informações da Prensa Latina.
Leia mais:
🇨🇺🇧🇷 Reforço do bloqueio dos EUA é "genocida", diz diplomata cubano no Brasil (@Rolando99024091) 👉https://t.co/oDAcz3vWkN 🤜🇺🇸 pic.twitter.com/XTQl7vnzbx— Solidários a Cuba (@blogsolidarios) 11 de maio de 2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário