Jovem cubana vota no referendo constitucional | Foto: UCI-Cuba |
Por Sturt Silva
A Comissão Nacional Eleitoral de Cuba divulgou ontem (28/02) os resultados finais do referendo que aprovou a nova Constituição de Cuba. O órgão eleitoral confirmou que a Constituição foi aprovada por 86,85% dos cubanos e cubanas que votaram no último domingo (24).
Votaram sim 6 milhões e 816 mil e 169 votos (cerca de 86,85), enquanto que o não obteve 706 mil e 400 votos (cerca de 9%). Nulos foram 127 mil e 100 votos (1,68); já os brancos alcançaram a marca de 198 mil e 674 votos (2,54).
Comparecerem às urnas 90,15% dos eleitores aptos para votar, ou seja: 7 milhões e 848 mil e 343 cidadãos.
A constituição que em seu projeto de elaboração contou com a participação de mais de 9 milhões de cubanos, em 133 mil assembleias, já tinha sido aprovado na Assembleia Nacional do Poder Popular (parlamento), no último dia 22 de dezembro.
Os números do referendo | Infográfico: Cuba Debate - Adaptação: Sturt Silva |
O site www.trabalhadores.net panabeniza os cubanos e avisa que está conquistando o Brasil e em breve implantará Partico Único e Parlamentarismo aqui também
ResponderExcluirChama-se Democracia Participativa, em que os cidadãos cubanos puderam exprimir, discutir, propor, alterar o novo conteúdo da Constituição, antes da votação massiva ocorrida. Demonstra o estado de maturidade democrática do Povo Cubano. Num País sujeito ao embargo económico... dos EUA, consegue afirmar-se com a sua Independência A Soberania Nacional. Viva O Povo Cubano! Viva o Partido Comunista Cubano. Fim ao Bloqueio dos EUA! Não à Guerra! Sim à Paz!
ResponderExcluir