quarta-feira, 6 de junho de 2012

Jovens cubanos expressam compromisso com preservação ambiental

Fonte: ADITAL 

Jovens cubanos manifestaram hoje seu compromisso de lutar por uma natureza sã e a distribuição justa e equitativa dos recursos da Mãe Terra, em coincidência com o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Uma declaração da União de Jovens Comunistas divulgada nesta capital evidencia o dever de advogar para que os ricos paguem sua dívida com a humanidade e não permitam que o planeta seja roubado.

As crianças, os adolescentes e os jovens cubanos seguirão exigindo e trabalhando pelo rechaço às políticas imperialistas responsáveis pelas guerras, pela divisão dos recursos naturais e causadores das maiores agressões ao meio ambiente e à constante ameaça da guerra nuclear, expressa o texto.

Recorda que a situação ambiental é um tema que preocupa a maioria dos homens e mulheres do mundo, e a mudança climática tem sido definida como um dos problemas mais agudos do presente século.


Os grandes impactos associados às inundações, secas, tormentas severas, furacões, degelos, ao aumento do nível do mar, à acidificação dos oceanos e às ondas de calor têm dado origem a grandes perdas humanas, econômicas e danos ambientais.

De acordo com o documento, mais de um terço da população carece de atenção médica, a escassez de água e alimentos é cada vez maior, as florestas desaparecem, a terra agrícola diminui e o ecossistema natural tem sido modificado provocando a perda de numerosas espécies.

Os grandes e poderosos meios de informação e comunicação capitalistas, aponta a declaração, obstruem a percepção da real ameaça que nos espreita, impedindo que tenhamos consciência clara do abismo para onde nos conduzem.

A juventude constitui a etapa em que se reúnem as melhores condições para enfrentar grandes desafios, por isso temos a responsabilidade atuar para preservar para sempre o direito de viver, considera.

A notícia é de Prensa Latina / rmh/mar

Nenhum comentário:

Postar um comentário