domingo, 5 de junho de 2011

Vice-presidente chinês ressalta relações entre seu país e Cuba

Vice-presidente chinês ressalta relações entre seu país e Cuba
Fonte: PRENSA LATINA

Havana, 5 jun (Prensa Latina) Os laços entre a China e Cuba têm superado os testes impostos pelas vicissitudes da situação internacional e ambos os povos partilharam entendimento, apoio e ajuda, segundo destacou o vice-presidente do país asiático, Xi Jinping.

Em declaração escrita ontem, quando de sua chegada ao aeroporto internacional José Martí, onde foi recebido pelo vice-presidente cubano Esteban Lazo, Xi adiantou que durante sua estada pretende aumentar os vínculos de amizade e aprofundar a cooperação.


"Convencido do pleno sucesso da visita, estou à expectativa de reunir-me com o presidente Raúl Castro e com outros dirigentes para realizar um profundo intercâmbio de opiniões sobre as relações bilaterais e sobre os temas internacionais e regionais de interesse comum".

O visitante expressou uma vez mais cálidas felicitações em nome do Partido Comunista e do Governo da China pela realização, em abril passado, do VI Congresso dos comunistas cubanos. Manifestou que essa reunião marcou o rumo para o futuro desenvolvimento da ilha e desejou ao povo cubano a conquista sem cessar de maiores sucessos na construção do socialismo.

"Cuba é um importante país na América Latina e no Caribe e foi o primeiro desta região a estabelecer relações diplomáticas com a nova China há 51 anos", recordou.

Enfatizou que, durante mais de meio século o povo cubano, sob a condução do Partido Comunista e de seu Governo, se empenhou em seguir um caminho de desenvolvimento apropriado às suas próprias condições nacionais.

Cuba e China levam adiante importantes projetos de cooperação em setores de interesse comum como as telecomunicações, o transporte, a biotecnologia e a energia.

mgt/dsa/cc

Nenhum comentário:

Postar um comentário