sábado, 12 de março de 2011

Partido Comunista Cubano elege delegados de Congresso


Os mil delegados que vão assistir ao VI Congresso do PCC (Partido Comunista de Cuba), agendado para abril, já foram escolhidos, informou o jornal Granma.

A seleção ocorreu por meio de assembleias entre secretários-gerais de organizações municipais e distritais cubanas, e escritórios regionais das Forças Armadas e do Ministério do Interior.

Paralelamente a esse processo, foram eleitos os 1.280 pré-candidatos a membros do Comitê Central do partido. Eles ainda passarão por outra seleção, e os aprovados terão a candidatura apresentada no Congresso.

A reunião, que será a primeira em 14 anos, é a que conta com o menor número de delegados, por causa "da racionalidade e da funcionalidade que exigem os tempos atuais", explicou o jornal.

A economia será o tema principal do encontro, durante o qual vai ser aprovado o Projeto de Diretrizes da Política Econômica e Social, um documento que inclui reformas impulsionadas pelo presidente cubano, Raúl Castro.


Entre as mudanças propostas, está a redução de trabalhadores estatais e da quantidade de subsídios, além da ampliação da iniciativa privada. O ex-presidente Fidel Castro, que cedeu o poder a seu irmão em 2006 por conta de problemas de saúde, é o primeiro-secretário do PCC e Raúl é seu sucessor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário