Fonte: OPERA MUNDI
Os mil delegados que vão assistir ao VI Congresso do PCC (Partido Comunista de Cuba), agendado para abril, já foram escolhidos, informou o jornal Granma.
A seleção ocorreu por meio de assembleias entre secretários-gerais de organizações municipais e distritais cubanas, e escritórios regionais das Forças Armadas e do Ministério do Interior.
Paralelamente a esse processo, foram eleitos os 1.280 pré-candidatos a membros do Comitê Central do partido. Eles ainda passarão por outra seleção, e os aprovados terão a candidatura apresentada no Congresso.
A reunião, que será a primeira em 14 anos, é a que conta com o menor número de delegados, por causa "da racionalidade e da funcionalidade que exigem os tempos atuais", explicou o jornal.
A economia será o tema principal do encontro, durante o qual vai ser aprovado o Projeto de Diretrizes da Política Econômica e Social, um documento que inclui reformas impulsionadas pelo presidente cubano, Raúl Castro.
Entre as mudanças propostas, está a redução de trabalhadores estatais e da quantidade de subsídios, além da ampliação da iniciativa privada. O ex-presidente Fidel Castro, que cedeu o poder a seu irmão em 2006 por conta de problemas de saúde, é o primeiro-secretário do PCC e Raúl é seu sucessor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário