Caracas, 11 mar (Prensa Latina) Petróleos de Venezuela (Pdvsa) anunciou hoje a assinatura de um contrato de constituição e administração da empresa mista Venangocupet, com a participação de entidades de Cuba e Angola.
Segundo uma nota de imprensa circulada aqui, a companhia criada para a produção, transporte, intercâmbio técnico e refinação de cru ficou formada pela Corporação Venezuelana de Petróleo, filial de Pdvsa, a empresa cubana Cupet e a angolena Sonangol.
Venangocupet operará nos campos maduros Migas e Melones, localizados no oriental estado de Anzoátegui.
A capacidade de produção inicial é de 20 mil barris diários de cru, com a possibilidade de em um futuro estendê-la até 60 mil, assinalou o vice-presidente de Pdvsa Eulogio del Pino, citado no comunicado.
Del Pino destacou que a participação de Sonangol representa a primeira aliança com um país africano no setor.
Angola é membro da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), o que demonstra que as nações produtoras também podemos nos unir em função dos interesses de nossos povos, disse.
No caso de Cuba e a Venezuela, ambos os países participam em grande quantidade de projetos conjuntos, em diversas áreas econômicas e sociais, como parte de seu protagonismo na Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA), bloco de integração fundado em 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário