Médicos e médicas de Cuba chegam à Itália, agosto de 2023 | Foto: Prensa Latina |
Por Sturt Silva
No último mês de agosto, 130 médicos cubanos chegaram à região da Calábria, localizada no sul da Itália. O grupo se juntará aos 51 médicos que já trabalham no país desde dezembro do ano passado.
Segundo reportagem da Agência Pensa Latina, os especialistas de Cuba prestarão serviços em várias cidades da região, liderada pelo governo de Roberto Occhiuto.
Ao receber esse segundo grupo de cubanos, Occhiuto disse que “quando anunciei que contrataria médicos cubanos, muitos me criticaram por esta minha iniciativa e hoje todos na Itália querem me imitar”.
Ele também reafirmou a necessidade da contratação, dizendo que “há especialidades que são difíceis de encontrar como emergência, ortopedia e cardiologia, e entre os médicos cubanos que chegaram há especialistas nessas áreas.
Os primeiros 51 médicos cubanos chegaram à região da Calábria no dia 28 de dezembro de 2022. O anúncio tinha sido feito em agosto do mesmo ano por Roberto Occhiuto. Entre os primeiros especialistas a chegar à região estavam cardiologistas, pediatras e cirurgiões.
Primeiro de grupo de médicos cubanos chegam à Calábria em 2022 | Foto: Prensa Latina |
Occhiuto tinha afirmado na época que a causa da contratação dos doutores cubanos era a falta de médicos nos hospitais da região, inclusive correndo risco de ter que fechar enfermarias e até hospitais inteiros por falta de mão de obra especializada.
O político italiano, que também tem formação em saúde, é um grande entusiasta da medicina cubana, considerando-a como uma das melhores do mundo.
Em maio passado a colaboração cubana na Itália foi reforçada com assinatura de um acordo entre os ministros da saúde dos dois países nos campos da saúde e das ciências médicas.
Brigada Henry Reeve
Mas essa não é primeira vez que os italianos são atendidos por médicos cubanos. Em 2020, durante a pandemia da Covid-19, brigadas médicas especializadas em desastres naturais e epidemias do contigente Henry Reeve trabalharam durante meses em cidades das regiões de Lombardia e Piemonte.
Brigada médica cubana na cidade de Turin durante a pandemia em 2020 | Foto: Heidy Ortega |
Nenhum comentário:
Postar um comentário