sábado, 13 de maio de 2023

Brigada 1ª de Maio: 29 países em defesa de Cuba Socialista

Cerca de 300 militantes participaram de brigada de solidariedade com Cuba.
Fotos: ICAP e Anny Figueiredo

Por Sturt Silva 

Ocorreu em Cuba, entre 23 de abril e 7 de maio, com a presença de cerca de 300 brigadistas de 29 países, sendo apenas 14 brasileiros, a XVI Brigada Internacional Primeiro de Maio de Solidariedade a Cuba.

A brigada teve sua abertura oficial em Havana e o primeiro local a ser visitado foi o Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB), instituto que produziu a primeira vacina da América Latina contra Covid-19. O Instituto Finlay de Vacinas, que produziu as outras duas vacinas cubanas, também recebeu a visita do grupo. 

A excursão que é organizada pelo ICAP - Instituto Cubano de Amizade com os Povos - além de Havana, visitou as províncias cubanas de Villa Clara e Sancti Spiritus. 

Segundo Luiz Francisco, professor de história do Paraná e que participou desta edição, os integrantes da brigada não ficaram no Acampamento Internacional “Julio Antonio Mella”- CIJAM, localizado no Município de Caimito, província de Artemisa, a 45 km da capital Havana, por causa da falta de combustível naquele momento no país. A solução foi hospedá-los em 3 hotéis de Havana. 

Assista o relato de um participante da Brigada 1º de Maio:

Um 1º de Maio diferente 

Devido aos problemas relatos acima, a maioria das atividades da brigada, principalmente as de trabalho voluntário, foram realizadas na capital cubana. O desfile gigantesco de 1º de Maio na Praça da Revolução em Havana, que estava no roteiro oficial não acorreu. Primeiro ele foi transferido para o Malecón, avenida beira-mar da cidade, depois foi adiado para o dia 5 de maio, assim como todos atos do dia do trabalhador do país. 

Os brigadistas participaram das comemorações do dia do trabalhador só no dia 5 de maio, data de nascimento dos 205 anos de Karl Marx, na cidade de Sancti Spiritus. Além de outras atividades políticasculturaissolidárias na cidade. 

Brasileiros da Brigada 1º de Maio em Sancti Spiritus | Foto: Anny Figueiredo 

Em Havana, no dia 2 de maio, aconteceu o evento mais importante da brigada, o Encontro Internacional de Solidariedade a Cuba e contra o imperialismo. 

Solidariedade internacional com Cuba

O Encontro Internacional de Solidariedade com Cuba e do anti-imperialismo aconteceu no Palácio das Convenções em Havana, contou com mais de mil delegados de cerca de 58 países e teve a participação do presidente cubano, Miguel Díaz-Canel e de demais autoridades da ilha socialista. 

Durante o encontro o escritor Fernando Moraes, autor da nova biografia de Lula, apresentou seu livro sobre o atual presidente do Brasil. O primeiro exemplar autografado foi entregue para o presidente Díaz-Canel. 

Em sua declaração final, o encontro citou Fidel Castro como referência de resistência, promoção da paz e luta por um mundo melhor, condenou o bloqueio dos EUA contra Cuba, assim como as ações do imperialismo e da OTAN contra governos progressistas, elogiou Cuba por produzir vacinas e enviar médicos para cuidar dos povos pelo mundo, reafirmou o apoio à Revolução Cubana e ao socialismo e elaborou um calendário de lutas com foco na defesa da paz, da unidade das forças progressistas, da soberania dos povos, do meio ambiente, dos direitos dos trabalhadores e da solidariedade com povos oprimidos, principalmente o cubano, venezuelano, palestino, saaraui, porto-riquenho e nicaraguense.

Assista como foi encerramento do encontro:

Visitando a cidade de Che Guevara 

O outro ponto alto da Brigada 1º de Maio foi a visita ao Mausoléu de Che Guevara e do Monumento da Ação contra o Trem Blindado, ambos na cidade de Santa Clara, capital da província de Villa Clara. É neste local que está os restos mortais do médico argentino e é também a cidade que marca derrocada final da ditadura de Batista (1952-53) e a vitória da Revolução Cubana de 1959. 

Ficou querendo ir a Cuba através de uma brigada? A próxima já está com inscrições abertas. Clique aqui a saiba mais detalhes da Brigada-sul americana de Trabalho Voluntário e Solidariedade com Cuba, edição 2024. 
Praça Che Guevara em santa Clara: Fotos: Anny Figueiredo
Já a Brigada 1º de Maio volta também no ano que vem. Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais para saber das novidades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário