terça-feira, 7 de abril de 2020

Pelo fim imediato do bloqueio contra Cuba e Venezuela!

Outdoor em Cuba: Fidel ao lado de Chávez, o melhor amigo de Cuba
Leia nota da Associação Cultural José Martí de Santa Catarina repudiando o endurecimento do bloqueio estadunidense contra Cuba e Venezuela.

Repúdio ao recrudescimento do bloqueio imposto pelos EUA contra Cuba e Venezuela 

O mundo vive dias catastróficos por conta da pandemia do COVID-19, hoje presente em cerca de 200 países, ricos e pobres, com mais de um milhão de pessoas infectadas, e quantidade assombrosa de mortes. Os números dessa tragédia se ampliam geometricamente a cada dia que se passa, tornando incerto o próprio futuro da Humanidade.

Neste contexto, revela-se a face mais atroz do Império Norte-Americano, que se utiliza de seu poderio bélico e econômico para recrudescer suas ações de bloqueio contra alguns países que se negam a ser-lhe submissos, como no caso particular das Repúblicas de Cuba e da Venezuela.

Essas duas nações sofrem pesadas e criminosas sanções, nas esferas econômica, financeira e midiática, por parte dos sucessivos governos dos EUA e de seus aliados.

No caso da maior das Antilhas, essa guerra não declarada e covarde já subsiste há mais de 60 anos, durante os quais foram manejadas, sempre sem sucesso, as mais vis formas de tentar quebrar a Soberania que o País tomou para si próprio.

No que diz respeito à República Bolivariana da Venezuela, os ataques se iniciaram a partir da ascensão ao poder do falecido presidente Hugo Chavez Frías, que, dentre outras ações de defesa da Soberania Nacional, cuidou de resguardar as impressionantes reservas petrolíferas de seu país do controle que os norte-americanos mantinham sobre elas até então.

É certo que essas severas restrições impostas pelos EUA, inclusive mediante a ilegal aplicação de leis com efeitos extraterritoriais, já vinha produzindo efeitos nefastos na vida cotidiana dos cidadãos desses dois países, à medida que limitam o acesso à importação de produtos e serviços vitais, inclusive alimentos e remédios.

Agora, diante do trágico episódio da pandemia que se instalou no mundo, enquanto Cuba envia brigadas de médicos e outros profissionais para auxiliar no combate aos efeitos da dissiminação do vírus, inclusive para nações européias (como no caso da Itália), os EUA, covardemente, tratam de se aproveitar do quadro tétrico vivido pelo conjunto dos países para recrudescer suas ações retaliatórias contra a Ilha e contra a Venezuela.

Sob o argumento hipócrita do combate ao narcotráfico, enviaram, há poucos dias, sua poderosa frota ao Mar do Caribe, circunstância que implica, na prática, na impossibilidade de recebimento de ajuda humanitária pelos cubanos e venezuelanos.

Diante de tal quadro, esta Entidade que preconiza a Solidariedade entre os Povos vem, pela presente, aliar-se a todas as vozes, institucionais e particulares, que denunciam estas atitudes criminosas, patrocinadas pelo governo dos EUA e de seus aliados, inclusive o governo brasileiro, que tem se revelado um verdadeiro lacaio dos interesses yanques.

Chamamos à responsabilidade os Órgãos Multilaterais, governantes verdadeiramente merecedores desse nome, líderanças das mais variadas esferas e cidadãos em geral que prezam pelos valores de Humanidade, para que se levantem a exigir o fim desse verdadeiro genocídio promovido contra as populações de Cuba e da Venezuela, adotando as providências nesse sentido cabíveis, em seus respectivos âmbitos.

Pelo fim imediato do bloqueio contra Cuba e Venezuela!

! Hasta la victoria siempre!

Florianópolis(SC), 06 de abril de 2020.

João "Fredy"-Frederico Hofstätter Trott - Presidente;
Édison Guillermo Puente Narváez - Vice-Presidente;

ASSOCIAÇÃO CULTURAL JOSÉ MARTÍ DE SANTA CATARINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário