Crianças fazem fila para entrar em uma escola em Cuba | Foto: Ismael Francisco/Cubadebate |
De acordo com um novo relatório global da "Save the Children" - ONG focada na defesa dos direitos da infância-, as crianças e os adolescentes de hoje em dia estão mais propensos a crescerem saudáveis, receberem educação e serem protegidos. Porém ainda há quase 690 milhões de pequenos que estão em condições de risco.
O índice anual da entidade - "Perigos para a infância" - avaliou 176 países usando indicadores internacionais sobre mortalidade infantil, trabalho infantil, casamento infantil, filho na adolescência, homicídio, deslocamento forçado, acesso à educação e nutrição.
Segundo o estudo, publicado em maio, no mundo o país que mais protege a garotada é Singapura, depois vêm 8 países da Europa e a Coreia do Sul. Em ordem crescente: Cingapura, Suécia, Finlândia, Noruega, Eslovênia, Alemanha, Irlanda, Itália, Coreia do Sul e Bélgica.
Os 10 piores são países africanos: Burkina Faso, República Democrática do Congo, Guiné, Nigéria, Somália, Sudão do Sul, Mali, Chade, Niger e República Centro-Africana.
Avanços em quase todos os países
A organização também comparou os dados de 2000 e 2019 e percebeu que em duas décadas houveram avanços na proteção da infância e juventude em 173 dos 176 países analisados. Os maiores progressos foram em países pobres. Síria, Venezuela e Trinidade e Tobago foram os únicos três que não tiveram.
O estudo montou uma escala de um a mil. Quanto mais alto a pontuação do país, menos as crianças e adolescentes correm riscos.
No caso de Cuba, o país subiu 51 pontos em 19 anos, pulando de 867 para 918. A ilha socialista ocupa a 53ª posição no mundo. A líder Singapura tem 989 pontos. Já os dois países mais ricos do planeta (EUA e China) estão empatados na 36ª colocação, cada um com 941 pontos.
Cuba, líder na América Latina e Caribe
Cuba é país da América Latina e Caribe que as meninas e meninos menos correm riscos. Depois vêm Chile, Barbados, Bahamas, Costa Rica e Argentina. O Brasil só aparece na 16ª colocação na América Latina e na 99ª no mundo. As duas piores nações latino-americanas são Guatemala e Honduras.
👧🚩#Cuba é país da América Latina + seguro para ser criança e adolescente:— Sturt Silva ☭ (@SturtSilva) 1 de julho de 2019
1🇨🇺Cuba
2🇨🇱Chile
3🇧🇧Barbados
4🇧🇸Bahamas
5🇨🇷Costa Rica
6🇦🇷Argentina
7🇱🇨Santa Lúcia
8🇺🇾 Uruguai
9🇻🇨 São Vicente
10🇸🇷Suriname
11🇯🇲Jamaica
12🇹🇹Trinidade e Tobago
13🇵🇪Peru
14🇲🇽México
15🇪🇨Equador
16🇧🇷Brasil
Outros países socialistas no mundo
Belarus (ou Biellorússia) é o melhor país colocado nesta categoria e aparece na 34ª posição, seguido de perto por China que está na 36ª. Atrás de Cuba (53ª), estão: Coreia do Norte (65ª), Vietnã (95ª) e Venezuela (131ª).
Com informações do site Cuba Debate.
Leia também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário