José Ramón Fernández junto a Fidel em "Playa Giron", abril 1961 Foto: Granma |
Do Opera Mundi
José Ramón Fernández Alvarez, um dos heróis da Revolução Cubana conhecido como "El Gallego" Fernández, morreu neste domingo (06/01) aos 95 anos em Cuba. O militar comandou as forças cubanas, sob a liderança de Fidel Castro, no episódio da Baía dos Porcos [batalha de Giron], repelindo uma invasão apoiada pelos Estados Unidos.
Fernández faleceu nas primeiras horas da manhã, informou a mídia estatal cubana. A causa da morte não foi divulgada. Ele teria estado em más condições de saúde nos últimos anos e foi hospitalizado há vários meses.
"El Gallego" Fernández será cremado de acordo com seu próprio testamento e, posteriormente, os funerais serão realizados, disse o jornal oficial Granma.
Fernández se juntou aos militares cubanos na década de 1940 e recebeu treinamento nos EUA. Passou a integrar a oposição à ditadura de Fulgencio Batista nos anos 1950, mas foi capturado e preso em 1956, onde permaneceu até a Revolução Cubana triunfar em 1959.
"El Gallego" foi uma das figuras fundamentais na recuperação de Playa Girón, em 1961, após um desembarque de cubanos anti-Castro com apoio e treinamento dos Estados Unidos. O triunfo dos rebeldes consolidou a revolução.
Leia mais: Playa Girón e o caráter socialista da Revolução Cubana
Leia mais: Playa Girón e o caráter socialista da Revolução Cubana
Fernández foi logo encarregado de treinar a milícia civil do país devido ao seu passado militar. Foi nomeado comandante em 1961 e general da brigada da reserva em 1966.
Além da carreira militar, Fernández ocupou cargos no governo e no Partido Comunista, como conselheiro do presidente Fidel Castro, ministro da Educação e presidente do Comitê Olímpico.
nosso herói latino americano
ResponderExcluircontra o império estadunidense