quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Furacão Irma: Entidades brasileiras lançam nota de apoio a Cuba

Logotipo da convenção de solidariedade a Cuba/17 | Cuba-Ceará
Por Sturt Silva

As associações culturais José Martí da Bahia, do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e do Rio Grande do Sul lançaram nota de solidariedade e apoio ao povo e ao governo de Cuba, depois que a passagem do furacão Irma atingiu o país, entre sexta (8) e domingo (10), matando 10 pessoas.

Além das associações, outros movimentos como o Partido Comunista do Brasil, a União Brasileira de Mulheres,  o Movimento de Pequenos Agricultores e a Associação Médica Nacional expressaram sua solidariedade com a ilha socialista.

Leias as notas a seguir:

Mensagem da Associação Cultural José Martí da Bahia:

Solidários a Cuba Siempre! 

Toda nossa Amizade e Solidariedade ao Povo e Governo Cubano por tudo que estão passando com a fúria intempestiva do "Irma", este fenômeno da natureza que chega tão violento e muda a ordem das questões do viver tranquilo!

Seguramente como já demonstraram em outros tempos vencerão! Irmãs e Irmãos de todos os Continentes estão com Ustedes Siempre! 

Viva Cuba Socialista! 

Nosso afetuoso Abraço a todos!

 ACJM-Bahia e Cebrapaz-Bahia.

Mensagem da Associação Cultural José Martí do Rio de Janeiro:

Prezadas(os) Amigas(os) cubanas(os), 

 Nós, da Associação Cultural Jose Martí – RJ (ACJM-RJ) estamos acompanhando as últimas notícias sobre o furacão Irma e todos os esforços feitos pelo povo cubano para resistir e minimizar os danos não só em Cuba, mas também em outras ilhas do Caribe que foram atingidas pelo furacão. 

Companheiras(os), a ACJM-RJ se coloca à disposição para, diante desta tragédia, prestar todo o tipo de solidariedade possível ao povo cubano, que tanto nos inspira. De imediato, gostaríamos de saber o que poderemos levar, através de nossos brigadistas da II Brigada “por los caminos del Che”, que será no fim de setembro, para auxiliar nesse momento tão difícil. 

Não devemos desanimar, pois já tivemos muitas provas de que nada é capaz de deter nossa Ilha Revolucionária que sempre, com muita consciência e solidariedade, consegue se reerguer e ainda mais forte. 

 Abraços solidários e fraternos a todo o povo cubano. 

#CubaVence!

ACJM-Rio de Janeiro.

Mensagem da Associação Cultural José Martí do Espírito Santo:


Solidariedade ao Povo Cubano e Caribenho 

A Associação Cultural José Martí no Espírito Santo, ACJM/ES, está engajada no esforço de mobilização de recursos para contribuir com a reparação dos estragos causados nos países caribenhos por onde passou o Furacão Irma, em especial Cuba, um dos locais que mais sofreu com a catástrofe natural. 

A ACJM/ES se solidariza com o povo cubano, caribenho e estadunidense que sofreu com os efeitos catastróficos de Irma e ainda corre o risco de que novos furacões se formem e aumentem os danos em destruição material e em vidas. 

Queremos aproveitar para parabenizar Cuba e seu povo, pelo grande exemplo de solidariedade que dá à humanidade, quando, mesmo sofrendo os terríveis efeitos da catástrofe natural, ainda assim conseguiu enviar médicos e prestar outros tipos de apoios a países vizinhos castigados pelo furacão. 

A pátria cubana tem um governo à altura de seu povo, um povo forjado na luta pela independência, na vitoriosa revolução socialista, na luta contra o infame bloqueio e na histórica manifestação de solidariedade aos povos de todos os continentes onde prestou seu generoso apoio humanitário. 

Igualmente, o povo brasileiro já deu grandes demonstrações de solidariedade junto aos seus compatriotas e para além das fronteiras de nossa pátria. Nossos compromissos humanitários não faltarão ao povo cubano e demais povos caribenhos que sofreram e ainda correm o risco de sofrer as dramáticas consequências causadas por furacões. 

Associação Cultural José Martí no Espírito Santo - ACJM/ES 

Setembro de 2017.

Mensagem da Associação Cultural José Martí do Rio Grande do Sul:

A Associação Cultural José Martí do Rio Grande do Sul expressa toda a Solidariedade ao povo cubano na passagem do furação Irma.

Infelizmente além do incontável prejuízo material sofrido, dez vidas foram perdidas, diferente que ocorreu em outras ilhas do Caribe com um número elevado de mortos e muita destruição. Felicitamos a solidariedade e o humanismo que a ilha rebelde demonstra ao enviar brigadas para auxiliar a população atingida pelo furação de outras ilhas caribenhas, como Cuba sempre fez em outras tragédias.

Com grande capacidade de mobilização e organização, Cuba, demonstra ao mundo a sociedade justa e fraterna é aquela que prioriza a vida em qualquer situação. Sabemos que Cuba reconstruirá tudo que for necessário reconstruir, com moral altiva e que em breve estará novamente em pé, com a solidariedade de seu povo e dos povos amigos, Cuba se erguerá.

Neste sentido a Associação Cultural José Martí Rio Grande do Sul está empenhada na mobilização de recursos para contribuir na reconstrução de Cuba.

Associação Cultural José Martí/RS.

Atualizado às 17:07 do dia 26/09/17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário