Pelo fim do bloqueio a Cuba foi um dos principais temas da convenção. Foto: Consulado de Cuba em São Paulo. |
No último dia 8 de junho, em Florianópolis, celebrou a VIII Convenção Estadual de Solidariedade a Cuba em preparação a XXIII Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba.
No hall de acesso ao Auditório Deputado Paulo Stuart Whrigt da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, local do encontro, o público pode apreciar uma exposição de fotos de brigadistas que participaram de diversas edições da Brigada Sul-americana de Solidariedade a Cuba.
O evento, que foi organizado pela Associação Cultural José Martí (ACJM-SC), começou homenageando Fidel Castro e Che Guevara com uma apresentação artística de Vera Ferreira, João Paulo de Souza e José Carlos de Mello.
Durante sua intervenção no ato, João Frederico (Fredy) Hofstätter Trott, presidente da ACJM-SC, reafirmou a solidariedade com Cuba por parte da convenção e fez referências aos avanços de Cuba nas áreas de saúde e cultura.
Ricardo Haesbaert, vice-presidente da Associação Cultural José Martí do Rio Grande do Sul, que participou como convidado, falou sobre a solidariedade militante com Cuba e a vigência da agressão dos EUA contra à ilha socialista, destacando o bloqueio e ocupação de Guantánamo.
Assista trecho da fala de Haesbaert:
Assista trecho da fala de Haesbaert:
Já Antonio Mata Salas, Cônsul de imprensa do Consulado de Cuba em São Paulo, também abordou a questão do bloqueio. Disse que Cuba está disposta em resistir o tempo que for necessário até que os EUA levante de forma definitiva bloqueio. Sua apresentação foi seguida de debate com o publico.
Leia nota do Consulado de Cuba em SP sobre o encontro (em espanhol):
Leia nota do Consulado de Cuba em SP sobre o encontro (em espanhol):
A Dra. Kenia González Medina, coordenadora da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Santa Catarina, falou sobre o programa Mais Médicos e como é a acolhida em relação aos médicos cubanos por parte das comunidades da região.
Robson Ceron, fundador deste blog e membro da ACJM-SC, leu o comunicado da convenção que fez referência à eliminação do bloqueio, à base naval de Guantánamo, o apoio ao governo da Venezuela e a figura histórica de Fidel Castro.
O presidente da ACJM-SC encerrou a convenção renovando a solidariedade que a associação tem por mais de duas décadas com Cuba revolucionária e seu exemplo, que é referência para o momento atual do Brasil.
Lançamento de livro em homenagem a Che
O escritor e intelectual cubano, Santiago Feliú, também lançou a segunda edição do seu livro "Canto Épico à ternura", em homenagem à obra e ao pensamento de Che Guevara, assassinado na Bolívia, há 50 anos.
Participaram da convenção militantes e dirigentes políticos, sindicalistas, internacionalistas, médicos, jornalistas, entre outros.
Participaram da convenção militantes e dirigentes políticos, sindicalistas, internacionalistas, médicos, jornalistas, entre outros.
Veja fotos da convenção:
Com informações do Portal Desacato e do Consulado de Cuba em São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário