Cônsul cubano Turcios Esquivel López faz intervenção durante encontro - Foto: Consulado de Cuba/Manaus |
No último dia 8 de junho foi realizada em Manaus convenção estadual de solidariedade a Cuba.
Organizada pelo Consulado de Cuba para a região norte do país, o evento teve a participação de representantes de organizações políticas, movimentos sindicais, estudantes graduados na ilha caribenha, diplomatas venezuelanos, cubanos residentes na região e amigos de Cuba.
A convenção foi propícia para ressaltar a solidariedade da Revolução Cubana com todos os povos do mundo, render homenagem a Fidel Castro, atualizar sobre o reatamento das relações diplomáticas entre Cuba e EUA e as mudanças do modelo econômico e social cubano, entre outros temas.
Durante o encontro os participantes reconheceram a solidariedade cubana em relação aos países da América Latina e elogiaram o papel de Fidel Castro na luta anti-imperialista e na emancipação dos povos. Por fim, mas não menos importante, ratificaram a necessidade da continuação da luta pelo fim do bloqueio estadunidense contra Cuba e pela devolução de Guantánamo, território cubano ocupado ilegalmente pelos EUA.
O evento que foi preparatório para a XXIII Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba contou com a presença de Yarisleidis Medina Valle, da direção do Instituto Cubano de Amizades com os Povos (ICAP).
Manacapuru
Manacapuru
Além de Manaus, na cidade de Manacapuru, região metropolitana da Grande Manaus, também ocorreu convenção. A atividade foi realizada em parceria com o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e contou com a presença de estudantes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Com informações do Consulado de Cuba em Manaus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário