“Nossa fortaleza é a unidade”, dizem os trabalhadores cubanos; Veja fotos e vídeos do 1º de Maio cubano
1º de Maio em Havana - Foto: L. Eduardo Domínguez/Cubadebate
Cuba festejou o Dia do Trabalhadores pedindo "unidade", ratificando seu "incondicional" apoio ao governo da Venezuela e reiterando suas reivindicações aos Estados Unidos.
Primeiro de Maio da unidade, com Fidel Castro - Foto: Ricardo López Hevia/Granma
Imprensa cubana disse que aproximadamente 7 milhões de cubanos participaram dos atos por toda ilha. Em Havana, o desfile foi puxado por 50 mil jovens, teve a presença do presidente cubano, Raúl Castro e contou aproximadamente com a presença de 600 mil trabalhadores.
Praça da Revolução em Havana ao amanhecer; trabalhadores se preparam para o desfile. Foto: L. Eduardo Domínguez/Cubadebate
O Primeiro de Maio deste ano foi o primeiro sem Fidel Castro. A imagem do comandante em chefe da Revolução apareceu em milhares de cartazes e faixas e confirmou a admiração da população pelo líder histórico da Revolução de 1959.
Fidel Junto a Raúl na manifestação - Foto L. Eduardo Domínguez/Cubadebate
Assista melhores momentos do ato em Havana:
Trabalhadora cubana segura cartaz: "Eu sou Fidel" - Foto Opera Mundi
O único orador do ato da capital, o secretário-geral da Central de Trabalhadores de Cuba (CTC, sindicato único), Ulises Guilarte, afirmou que "a unidade" é constituída com "genuínas e contundentes" demonstrações populares de apoio à revolução, ao Partido Comunista da ilha e à sua direção histórica.
O primeiro de Maio de 2017 em Cuba foi dedicado a Fidel, falecido em novembro passado. Foto: L. Eduardo Domínguez/Cubadebate
Guilarte sustentou que Cuba tem a decisão "inquebrantável" de continuar com a construção de uma nação "soberana, independente socialista, democrática, próspera e sustentável".
Trabalhadores entrando na Praça da Revolução, em Havana - Foto: L. Eduardo Domínguez/Cubadebate
Assista discurso completo de Ulises Guilarte:
Veja cobertura da TV cubana do desfile do 1º de Maio de Havana e Santiago de Cuba
Outras cidades e províncias cubanas, além de Havana e Santiago de Cuba, tiveram atos. Veja fotos aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário