domingo, 14 de setembro de 2025

Com método cubano, Honduras é declarada livre do analfabetismo

Hondurenha aprende a ler e escrever com método cubano | Foto: Governo de Honduras

Por Sturt Silva 

Honduras, país latino-americano governado pela esquerda desde 2022, é um território livre do analfabetismo.

O ministro da Educação do país, Daniel Sponda, declarou que mais de 570 mil hondurenhos, que antes eram analfabetos, agora podem sentar e fazer o dever de casa com seus filhos ou netos depois que o país foi declarado livre do analfabetismo.

Segundo a mídia cubana, 18 departamentos (regiões) hondurenhos conseguiram sair das sombras ao reduzir sua taxa de analfabetismo para menos de 4%,  limite estabelecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para a concessão desse status.

O feito foi conseguido através do Programa Nacional de Alfabetização, promovido pelo governo hondurenho e que se baseou na bem-sucedida metodologia cubana Yo, sí puedo (Sim, eu posso), criada pela educadora cubana Leonela Relys (1947-2015).

Cerimônia declara Honduras livre do analfabetismo| Foto: Cuba Educação

Cuba mantém uma brigada de centenas de educadores em Honduras para assessorar na alfabetização de adultos por meio do método. A cooperação dos educadores cubanos foi essencial para atingir o objetivo, proposto em 2022 pela presidenta do país, a socialista Xiomara Castro.

“Yo, sí puedo” é responsável pela alfabetização de milhões de pessoas em cerca de 30 países, sendo que Bolívia e Venezuela foram reconhecidos pela UNESCO como países livres do analfabetismo, depois de utilizarem o método.

Nenhum comentário:

Postar um comentário