domingo, 19 de janeiro de 2025

Método cubano: Honduras vai erradicar o analfabetismo com apoio de Cuba

Xiomara Castro, presidenta de Honduras | Foto: Díaz-Canel

Por Gabriel Lopes no Brasil de Fato 

A presidenta de Honduras, Xiomara Castro, anunciou no início do ano que nos próximos meses o país centro-americano finalmente acabará com o analfabetismo. 

“O plano do meu governo de socialismo democrático está se cumprindo. Em apenas alguns meses, terei a honra de anunciar a derrota do flagelo do analfabetismo, graças ao programa cubano 'Yo sí puedo'” ("Sim, eu posso"), afirmou a presidenta. 

A luta contra o analfabetismo tem sido uma prioridade para Xiomara Castro desde seu primeiro ano no cargo em 2022, quando estabeleceu um acordo com Cuba com o objetivo de erradicar o analfabetismo. Durante décadas, Honduras tem sido um dos países com as maiores taxas de analfabetismo e abandono do ensino médio. No momento de assinar o convênio com Cuba, 12% da população não sabia ler nem escrever, segundo o Instituto Nacional de Estatística de Honduras (INE).

Cuba mantém uma brigada de mais de 120 educadores em Honduras, para assessorar a alfabetização de adultos por meio do método “Yo sí puedo”, responsável pela alfabetização de milhões de pessoas em cerca de 30 países. Graças a este método, países como Venezuela e Bolívia têm sido reconhecidos pela UNESCO como “países livres do analfabetismo”.

Leia também:

Até novembro deste ano, o Programa Nacional de Alfabetização “José Manuel Flores” em Honduras declarou 245 municípios do país centro-americano como territórios livres do analfabetismo. Estima-se que, nestes dois anos, mais de 370 mil hondurenhos aprenderam a ler e escrever.

Nenhum comentário:

Postar um comentário