Fonte: TUDO PARA MINHA CUBA, do GRANMA
adaptado pelo Solidários
A Hepatite Viral Aguda tipo B, considerada uma infecção grave do fígado, nos menores de 15 ano foi erradicada em Cuba como resultado das campanhas massivas de imunização, utilizando-se da vacina cubana Heberbiovac HB, que fornece proteção para a vida, produzida pelo Centro de Engenharia Genética e Biotecnológica.
Nos últimos 23 anos não foram reportados um único caso da doença em idade pediátrica, disse ao Granma, a Dra. Maira Fonte Reis, mestre em doenças infecciosas e especialista em epidemiologia e higiene.
Também, durante este período, a hepatite viral aguda reduziu a sua incidência no país em 99,04%, que significa que 2.194 pessoas, com esta doença, foram tratadas em 1989. No final de 2011 foram tratados 21 casos, todas as pessoas com mais de 30 anos de idade.
A hepatite b é um dos cinco vírus identificados até agora que causa inflamação do fígado e que pode tornar-se crônica, principalmente quando a doença surge em idades precoces da vida. Pode levar ao ao câncer, cirrose e insuficiência hepática aguda.
Desde 1992, 100% das crianças nascidas começaram a vacinar-se contra a hepatite B, em sucessivas campanhas. A imunização contra este flagelo foi estendida a estudantes e grupos de risco de trabalhadores na área da saúde, pacientes submetidos à diálise, entre outros, pelo qual toda a população, com menos de 31 anos, encontra-se atualmente imunizada.
Nota do TUDO PARA MINHA CUBA: acesse a Biblioteca Virtual da Saúde, de Cuba AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário