Fonte: ANGOLA PRESS
Embaixadora de Cuba em Angola, Gizela Rivera |
Luanda - Perto de 200 médicos cubanos chegarão brevemente a Angola, no âmbito da cooperação bilateral existente entre Cuba e este país africano.
A informação foi prestada nesta sexta-feira, em Luanda, pela embaixadora de Cuba em Angola, Gizela Rivera, à margem de uma cerimonia alusiva ao 53º aniversário da Agência Latinoamericana de Notícias, (Prensa Latina) que hoje se assinala.
De acordo com a diplomata, que falava à imprensa, a cooperação bilateral estende-se em vários domínios, com destaque para a saúde, com a presença de um elevado número de técnicos cubanos que trabalham nessa área, em todas as províncias de Angola, assim como na educação.
Destacou o projecto de alfabetização de adultos levado a cabo pelo Ministério da Educação, denominado "Sim eu Posso", o qual conta com a colaboração de especialistas cubanos nesta matéria. Os mesmos estão a transmitir a sua experiência aos professores angolanos.
Questionada sobre a vinda recente de 60 médicos que foram colocados nos hospitais municipais de Cacuaco, Zambizanga e Viana, a diplomata cubana afirmou que vão pôr em prática todo o conhecimento adquirido, no sentido de contribuírem para a melhoria do nível de saúde da população angolana.
"Como vós sabeis, em Cuba nós adoptamos o sistema de saúde preventiva, no intuito de educar a população a evitar uma série de patologias, e neste contexto os técnicos de saúde formados no nosso país estão preparados para trabalhar em qualquer parte onde sejam enviados", realçou.
Referiu, por outro lado, que vai trabalhar durante a sua missão para a diversificação da cooperação para outra áreas, com vista a contribuírem para o desenvolvimento de Angola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário