Raúl recebe presidente do Brasil
Fonte: Granma
O presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, general-de-exército Raúl Castro Ruz recebeu na manhã da terça-feira, 31 de janeiro, a Ex.ma s.ra Dilma Rousseff, presidente da República Federativa do Brasil, que realiza uma visita oficial a Cuba.
Durante o encontro, ambos os mandatários intercambiaram opiniões sobre o excelente estado das relações bilaterais, destacaram a importância da posta em andamento da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) para enfrentar os grandes desafios dos países da região, e conversaram sobre outros temas do âmbito internacional.
Acompanharam a presidente brasileira o ministro das Relações Exteriores, Antônio de Aguiar Patriota; o assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia e o embaixador brasileiro em Havana, José Eduardo Martins Felício. Pela parte cubana, marcaram presença o vice-presidente primeiro dos Conselhos de Estado e de Ministros, José Ramón Machado Ventura; o ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez Parrilla e o embaixador cubano em Brasília, Carlos Zamora Rodríguez.
Dilma e Raúl visitam obras do porto de Mariel
Fonte: Granma
● Ao concluírem as obras de construção, o porto de Mariel se converterá na principal porta de entrada e saída do comércio exterior cubano
O presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, general-de-exército Raúl Castro Ruz acompanhou, na tarde da terça-feira, 31 de janeiro, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff , até as instalações do porto de Mariel. Ali receberam uma explicação acerca do andamento das obras de remodelação e construção e a importância estratégica deste futuro terminal de contêineres, não somente a favor de Cuba, mas também para o comércio da região.
Dilma e Raúl conversam com responsáveis pelos investimentos. Foto: Geovani Fernández
O financiamento desta obra é coberto, parcialmente, com um crédito outorgado pelo governo do Brasil e é executado pela empresa brasileira COI e uma empresa construtora cubana.
Segundo informações, uma parte das instalações deve iniciar suas operações em 2013, enquanto continuarão as obras de remodelação e alargamento. A construção deste terminal permitirá que possam atracar em Cuba grandes navios de até 15 metros de calado, os que atualmente não podem entrar no porto de Havana. Na atualidade, os navios porta-contêineres são cada vez maiores, pois isso permite às empresas de navegação diminuir o custo dos fretes, ao aumentar a possibilidade de carga.
Ao concluir as explicações, Dilma e Raúl visitaram a área onde se constrói o cais, observando os trabalhos de enterramento de estacas, as quais sustentarão a estrutura do cais, assim como trabalhos de dragagem da baía.
Raúl Castro e Dilma Rousseff louvam existência de Celac
Havana, 31 jan (Prensa Latina) Os presidentes, cubano, Raúl Castro, e brasileira, Dilma Rousseff, louvaram hoje aqui o andamento da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) para enfrentar os grandes desafios dos países da região.
Ambos os mandatários conversaram hoje de manhã sobre o ótimo estado de suas relações bilaterais e outros temas do âmbito internacional, conforme um comunicado divulgado pelo noticiário da televisão.
A primeira chefa de Estado do gigante sul-americano esteve acompanhada do chanceler Antonio de Aguiar Patriota, o assessor especial da presidência, Marco Aurélio García, e o embaixador em Havana, Jose Eduardo Martins Felício.
Pela parte cubana marcaram presença o primeiro vice-presidente, José Ramón Machado Ventura; o chanceler Bruno Rodríguez e o embaixador em Brasília, Carlos Zamora.
Rousseff chegou a véspera ao país caribenho para uma visita oficial de pouco menos de 48 horas como parte de uma turnê que conclui no Haiti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário