segunda-feira, 11 de julho de 2011

Testam em Cuba maquinaria agrícola moderna

Fonte: ADELANTE
Tradução: Lilian Back - Blog Solidários.

Maquinaria moderna para a preparação do solo (como arados e grades) e colheita de culturas está sendo testada atualmente no campo cubano, no calor do programa de reanimação tecnológica do setor.

Roberto Campos de los Reyes, diretor de testes e certificação do Instituto de Pesquisas de Engenharia Agrícola, afirmou que essas avaliações permitirão exigir dos fabricantes mudanças ou correções nos equipamentos, a fim de obter maior durabilidade e confiabilidade.

A fase de testes foi iniciada há nove meses e as amostragens dependerão das características agrotécnicas das culturas, a fim de validar sua generalização em todo o território nacional.


Atualmente as colheitadeiras são utilizadas nas províncias de Artemisa, Mayabeque e Matanzas, com resultados muito satisfatórios em milho e feijão.

É importante destacar a incorporação da indústria metal-mecânica nacional na produção de algumas ferramentas inovadoras para a anexação ao parque mecanizado, disse o funcionário.

Na Empresa Agropecuária de Diversas Culturas do município de Nueva Paz, em Mayabeque, funciona de forma eficiente uma frota composta de 14 tratores, fertilizadoras, uma colheitadeira de milho, de última geração e um pelotão de máquinas pesadas.

Carlos de Jesus Martel Hernandez, diretor da empresa, informou que o uso deste equipamento permitiu cumprir o plano de plantio em 110%, cerca de dois mil hectares.

Martel Hernández explicou que o emprego desses meios é programado em função das necessidades dos produtores e de prévia contratação. Destacou que muitos dos equipamentos foram remotorizados na própria empresa, aumentando assim o nível de eficiência nas operações no campo.

O desenvolvimento da mecanização agrícola cubana está focado no uso de tecnologias de baixo insumo, ecológica e combinada com a tração animal. Entre suas prioridades estão as frentes produtivas de várias culturas, pecuária, arroz popular, tabaco, florestal e de montanhas, assim como a agricultura urbana e suburbana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário