Fonte: PRENSA LATINA
Piñar del Rio, Cuba, 5 jul (Prensa Latina) A chegada hoje de um grupo de amigos estadunidenses marcará o início aqui de um mês de solidariedade com Cuba, que concluirá com a visita da Caravana Pastores pela Paz.
O agrupamento, composta por uma dúzia de educadores, começará esta noite seu programa de três dias nesta ocidental província, onde conversarão com habitantes de várias localidades e apreciarão os resultados de um projeto artístico desenhado para meninos com síndrome de down.
Interessados em outras experiências no âmbito cultural, conhecerão também aos infantes da companhia de dance Sonhos de Anjos.
Durante sua estada no território participarão em uma jornada de respaldo à causa pela libertação dos cinco antiterroristas cubanos encarcerados nos Estados Unidos há mais de uma década, anunciaram a Prensa Latina servidores públicos locais do Instituto de Amizade com os Povos (ICAP).
Ramón Labañino, Antonio Guerrero, Fernando González, Gerardo Hernández e René González, alertaram à ilha de planos violentos fraguados em seu contra de Miami.
O segundo grupo nomeado Eco-Cuba, chegará a esta região no próximo 10 de julho, depois de uma viagem pela comunidade dos Terrazos e centros científicos situados na Sierra do Rosario, Reserva da Biosfera pertencente à vizinha província de Artemisa.
Integrado por mais de 40 pessoas, o contingente conversará com pesquisadores da região para obter detalhes sobre iniciativas de desmatamento e manejo sustentável dos recursos naturais.
O verão e a fraternidade se abraçarão neste ano no arquipélago, afirmou Sergio Abreu, delegado do ICAP, em declarações à Prensa Latina.
A Brigada Venceremos -adiantou- permanecerá aqui do 21 a 25 próximos, período no que dialogarão com estudantes e trabalhadores durante percursos por centros econômicos e sociais.
Ao referir à Caravana Pastores pela Paz explicou que parte dessa associação estará na região entre o 24 e o 27 do atual mês para assistir a jornadas de trabalho voluntário organizadas em um povoado pesqueiro.
Abreu destacou que durante os encontros entre a organização de amizade e os habitantes desta demarcação se evocará o legado de Lucius Walker, fundador do movimento e figura emblemática da luta contra o bloqueio imposto pelas administrações norte-americanas à nação antilhana.
Umas 47 agrupamentos de similares fins chegaram a Piñar del Rio em pouco mais de um ano.
Ao todo vieram mais de 800 amigos, a maioria procedentes dos Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Áustria e Suécia, acrescentou.
mem/ap/bj
Nenhum comentário:
Postar um comentário