sexta-feira, 8 de julho de 2011

A contribuição dos Parques Eólicos Gibara I e II para o meio ambiente e a economia cubana.

Fonte: RÁDIO HAVANA
Tradução: Robson Luiz Ceron - Blog Solidários.

Havana, 07 de julho (RHC-ACN) A economia ao país de mais de 5.800 toneladas de petróleo, desde 2008, é uma das contribuições da produção de eletricidade em parques eólicos existentes em Gibara, na Província cubana de Holguin.

José Luis Pifferrer, diretor da União Empresarial de Base (UEB) Geração Eólica, disse que, após de ter sido colocado em funcionamento o Parque de Gibara I e recentemente, o Gibara II, a contribuição para o sistema elétrico nacional já ultrapassa 26.000 megawatts, por hora acumulados.

Ele também destacou que neste período de quase três anos e meio, o meio ambiente foi beneficiado pela não emissão de cerca de 21.000 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.


Estes resultados, acrescentou Pifferer, confirmam a viabilidade do uso do vento para a obtenção de energia limpa, cujos resultados teriam sido melhores ainda, não fosse os danos causados pelo furacão Ike, no Parque Gibara I.

Acrescentou que, neste período, o comportamento da velocidade do vento na zona a oeste da cidade de Gibara, onde ambos os parques eólicos estão localizados, foi favorável, com média de mais de seis metros por segundo.

Apontou que, no primeiro semestre de 2011, os parques substituíram o uso de 1.700 toneladas de petróleo e alcançaram uma produção bruta superior a 7.000 megawatts.

Pifferer disse que, neste período, se deixou de emitir na atmosfera cerca de 6.000 toneladas de gases poluidores.

Os parques eólicos de Gibara, disse Héctor Lugo, diretor da Empresa Elétrica de Holguin, com 9,6 megawatts de capacidade instalada, possibilitaram a economia média até junho de 09 toneladas de petróleo por dia do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário