terça-feira, 5 de julho de 2011

Brigada Européia solidária com Cuba em jornada pelos Cinco


Havana, 5 jul (Prensa Latina) O Contingente 40 da Brigada Européia José Martí, de solidariedade com Cuba, realizará hoje uma jornada a favor da libertação dos cinco antiterroristas cubanos injustamente encarcerados desde faz 13 anos nos Estados Unidos.

Os 130 brigadistas, de 19 países europeus, poderão ver o documentário do cineasta norte-americano Danny Glober sobre os Cinco, como são conhecidos Gerardo Hernández, Antonio Guerreiro, René González, Ramón Labañino e Fernando González.

Do mesmo jeito, os amigos de Cuba participarão em um encontro com familiares destes lutadores antiterroristas e na abertura de um foro interativo em apoio à campanha internacional por sua libertação.


Os Cinco estão presos nos Estados Unidos por alertar a Cuba de atos violentos de grupos anti-cubanos, que agem livremente desde a cidade floridana de Miami contra o país caribenho.

O povo cubano tem sofrido durante mais de meio século numerosas agressões organizadas em território estadunidense, as quais têm causado umas três mil 500 vítimas mortais e mais de dois mil feridos.

Os Cinco receberam fortes condenações de até dupla cadeia perpétua, depois de um julgamento de caráter político e Miami, violador de leis estadunidenses e do Direito Internacional.

Têm sido submetidos a duro regime nos cárceres , que inclusive lhes impedem receber visitas de esposas e familiares próximos , e em ocasiões são punidos com longos confinamentos solitários, de até 17 meses.

Desde maio de 2005, o Grupo de Trabalho sobre Detenções Arbitrárias da Comissão de Direitos Humanos da ONU demandou a Washington seu imediato ex-encarceramento embora os Cinco continuam em prisão.

A brigada de Espanha, Portugal, Áustria, Alemanha, Rússia, Suíça, Itália, Holanda, Dinamarca, Finlândia, Reino Unido, Irlanda, Bélgica, Noruega, Suécia, Grécia, França, Ucrânia e Turquia terá atividade aqui até 23 de julho.

Eles visitarão locais de interesse histórico, cultural e social, e participarão em conferências e conversas sobre Cuba e o mundo.

Realizarão também várias jornadas de trabalho voluntário em apoio ao desenvolvimento agrícola e produtivo deste país caribenho.

A Brigada José Martí, que convoca a cada ano o Instituto Cubano de Amizade para os Povos, depositou a véspera uma oferenda floral perante o Monumento ao Herói Nacional de Cuba, José Martí, na Praça da Revolução.

Tributaram honras aliás, a Julio Antonio Mella, fundador do primeiro Partido Comunista de Cuba, assassinado em 1929 em México por sicários da ditadura de Machado, que tiranizou a ilha nesse então.

mmd/lac/abm

Nenhum comentário:

Postar um comentário