sábado, 19 de julho de 2025

26 de Julho: veja as cidades brasileiras que vão comemorar o dia da rebeldia cubana

Comemoração do dia da rebeldia em Cuba | Foto: Rádio Rebelde

Por Sturt Silva 

O 26 de Julho é uma das datas mais importantes para Cuba e para toda esquerda latino-americana. Há 72 anos, no dia 26 de julho de 1953, Fidel Castro e outros revolucionários cubanos tentaram tomar os quartéis Moncada, em Santiago de Cuba, e Carlos Manuel de Céspedes, em Bayamo, estratégicos para obter armamentos para derrubar a ditadura de Fulgencio Batista (1952-1959).

A tentativa foi frustrada e vários combatentes foram capturados e assassinados. Fidel foi preso e condenado a 15 anos de prisão. Como advogado, fez ele próprio sua defesa, que ficou conhecida como 'A história me absolverá'.

No entanto, o ato tornou os guerrilheiros conhecidos e populares, e ajudou a aumentar a oposição ao governo fantoche dos EUA que tinha subido ao poder depois de um golpe de estado em 1952.

A data da operação passou a denominar o grupo revolucionário, liderado por Fidel: “Movimento Revolucionário 26 de Julho” (MR 26-7). 

Em maio de 1955, depois de forte pressão popular, Fidel Castro e os demais revolucionários que permaneciam encarcerados, foram libertados e prosseguiram com a luta contra o regime vigente até o triunfo da Revolução, quatro anos mais tarde. 

Assista: Moncada, o início da Revolução Cubana

Depois da Revolução de 1959, a data foi convertida em feriado nacional e, neste dia, rememora-se os revolucionários que foram assassinados em nome da causa social na qual acreditavam. Já o acontecimento passou a ser considerado o início da Revolução Cubana. 

Historicamente, o Movimento Brasileiro de Solidariedade a Cuba, através das Associações Culturais José Martí e demais entidades políticas e culturais, organizam vários eventos para celebrar a data histórica, e neste ano especificamente, os 70 anos do assalto aos quartéis Moncada e Carlos Manuel de Céspedes. 

Veja onde serão as comemorações do dia da rebeldia cubana pelo Brasil:

São Paulo, ato político e festa cubana

Rio de Janeiro, festa cubana


Rio de Janeiro, ato político


Santos, festa cubana


Fortaleza, festa cubana


Campinas, curso de formação política 


Brasília, ato político


Porto Alegre, festa cubana


Salvador, festa cubana


Vitória, festa cubana


Nenhum comentário:

Postar um comentário