domingo, 4 de junho de 2023

Realizada Convenção Cearense de Solidariedade com Cuba

Convenção Cearense de Solidariedade com Cuba, edição 2023 | Foto: Gláucia Lima 

Por Sturt Silva 

Foi realizada no último dia 11 de maio de 2023, em Fortaleza, a VIII Convenção de Solidariedade com Cuba do estado do Ceará. 

“Aprendemos na escola e crescemos ouvindo falar de liberdade, justiça e direitos". Foi com esta frase do comandante Fidel Castro, que se iniciou o encontro que foi aberto pelo presidente da Casa da Amizade Brasil Cuba/Ceará (CABC/CE), Assis Leandro Cavalcante.

A convenção foi recheada de falas solidárias que apontaram para a contribuição da solidariedade a esta ilha revolucionária que inspira tantos povos pelo mundo. Representantes de diversas entidades presentes e apoiadoras de Cuba fizeram suas falas e saudações. 

Cuba socialista e bloqueio dos EUA 

Durante o encontro foi abordado os avanços de Cuba na educação, na saúde e nos direitos de família e das mulheres. Assim como a renovação dos laços de irmandade e solidariedade com o povo cubano; e claro: do bloqueio imposto pelos Estados Unidos contra Cuba. 

O bloqueio, que se arrasta há 60 anos, golpeia o povo cubano, que a cada novo desafio, se reinventa para manter viva a defesa da revolução. Pandemia, tornados, tragédias como o incêndio nos tanques de combustível em Matanzas e a explosão no Hotel Saratoga, em Havana, no ano passado, colocam à prova a resistência desse povo que mesmo em situações adversas está sempre a postos para levar suas missões solidárias aos que necessitam.

Depois foram feitas pequenas apresentações sobre alguns temas específicos: 

-Bloqueio Genocida contra Cuba (Antônio Ibiapino).
-Código das Famílias (Chico Malta). 
-Paridade nas Eleições em Cuba (Gláucia Lima). 
-Educação e Revolução (Dep. Guilherme Sampaio). 
-Programa Mais Médicos - histórico e perspectivas (Médico Odorico Monteiro). 

Homenagens 

Neste ano, como é de costume em sua convenção, a CABC/CE selecionou quatro personalidades para homenagear em reconhecimento pelo apoio à casa e pela história de luta e militância pelos ideais revolucionários. Para conduziram as entregas das homenagens, foram escolhidas Gláucia Lima e Alexandrina Mota (veja mais fotos aqui). 
Encontro de solidariedade foi organizado pela CABC/CE | Foto: Gláucia Lima 

Os homenageados foram: 

Eunice Bezerra
Maria Eunice Bezerra de Almeida é oficiala de justiça, professora, ex-presidente da CABC/CE e atual tesoureira. Eunice foi apresentada à CASA pelo saudoso Padre Haroldo Coelho, na época participou da jornada de solidariedade a Cuba juntamente  com um grupo de 23 pessoas, as quais participaram da marcha de 1º de Maio na Ilha de Martí e Fidel. É uma militante categoria ouro, entre amigos e amigas que compartilham com a luta solidária a Cuba. Em todos estes anos de duras batalhas, Eunice esteve na primeira linha de defesa da Revolução cubana e do socialismo como sistema que propugna pelos mais elevados valores humanos. A Casa da Amizade se orgulha de ter em seus quadros uma companheira com a coragem e firmeza de Mª. Eunice Bezerra.

Odorico Monteiro
Luiz Odorico Monteiro de Andrade é médico, professor, pesquisador e político. Foi deputado federal e atualmente está no Partido Socialista Brasileiro (PSB). Foi secretário da saúde nos municípios de Icapuí, Quixadá, Sobral e Fortaleza. Foi secretário de gestão estratégica e participativa do Ministério da Saúde no governo Dilma Rousseff e foi um dos principais responsáveis pela implantação do Programa Mais Médicos. Dr. Odorico é amigo de Cuba desde a juventude e visitou a ilha por diversas vezes. Seu amor por Cuba é visível inclusive na “Guayabera”, traje caribenho que ele usa constantemente, além de apreciar rum e charutos cubanos. Odorico, nas ações de saúde pública, sempre mirou no exemplo de Cuba, país com o qual desenvolveu projetos de cooperação. A Casa da Amizade Brasil Cuba Ceará o homenageia pela relevante história de amor e solidariedade à Cuba!

Mário Mamede 
Mário Mamede Filho é médico. Atuou no movimento sindical na década de 1980. Foi deputado estadual pelo PT, subsecretário de Direitos Humanos da presidência da república no primeiro governo Lula e tem laços fortes com Cuba. Visitou a ilha duas vezes, antes de morar por três meses lá para estudar no principal hospital de ortopedia de Havana, quando também teve oportunidade de conhecer melhor a ilha e os avanços sociais assegurados pela revolução. Mário Mamede sempre contribui com as campanhas de solidariedade à Cuba e a Casa da Amizade Brasil Cuba do Ceará o homenageia pela relevante história de amor e solidariedade à Cuba!

Maria Barbosa
Maria Barbosa é colaborada da CABC/CE e grande militante da solidariedade cearense com Cuba. A Casa da Amizade Brasil Cuba do Ceará o homenageia por sua história de luta e militância em prol da solidariedade à Revolução Cubana.

Convenção Brasileira de Solidariedade com Cuba

O evento foi um ato preparatório para a XXVI Convenção Brasileira de Solidariedade com Cuba que será realizada em Belém (Pará) entre os dias 8 e 10 de Junho.  

Com informações do blog da Casa da Amizade

Nenhum comentário:

Postar um comentário