domingo, 12 de junho de 2011

Danny Glover dança ao ritmo dos tambores cubanos

Danny Glover dança ao ritmo dos tambores cubanos
HAVANA, Cuba — O ator americano Danny Glover visitou em Havana a sede do Conjunto Folclórico Nacional de Cuba, onde assistiu a uma aula de dança infantil e dançou ritmos de origem africana como a rumba, informou neste domingo a imprensa local.

"Estar em Havana sempre é maravilhoso. Cada vez que venho posso dar meu testemunho do que está acontecendo na ilha", disse Glover, de 63 anos e um dos protagonistas da série de filmes "Máquina Mortífera" com Mel Gibson, para a agência cubana Prensa Latina

Glover, amigo de Cuba, reconhecido ativista social e embaixador da Boa Vontade da Unicef, destacou que "os afrodescendentes estão conectados no mundo". "Isto (a música e a dança) é um ponto que nos une", afirmou.


Durante a visita à sede do Conjunto Folclórico, fundado em 1962 e dedicado a a preservação e desenvolvimento da música e da dança de origem africana, o ator norteamericano assistiu uma aula para crianças que tinham entre 6 e 11 anos, e terminou dançando com eles, segundo a Prensa Latina.
"O dia foi incrível", afirmou Glover.

Acompanhado do também ator americano Harry Belafonte, Glover esteve em Cuba em junho de 2009 e visitou um museu na província de Matanzas, 100 quilômetros a leste de Havana, dedicado ao sofrimento dos escravos africanos levados a Cuba pelos colonizadores espanhóis.

Historiadores estimam que entre os séculos XVI e XIX chegaram em Cuba 1,3 milhões de escravos de várias etnias africanas, que causaram um forte impacto na sociedade cubana, que além da mão de obra nas plantações, contribuíram na construção cultural com a língua, crenças religiosas, músicas e costumes. rd/ll/sh/lb

Nenhum comentário:

Postar um comentário