segunda-feira, 2 de outubro de 2023

"Yo, Sí Puedo": Maricá alfabetiza mais de mil pessoas com método cubano

Formando do "Sim, Eu Posso" em Maricá | Foto: Marcos Fabrício

Por Sturt Silva 

A Prefeitura de Maricá, no estado do Rio de Janeiro, já alfabetizou 1.067 moradores, entre jovens, adultos e idosos, com o método cubano “Sim, Eu Posso” (em espanhol Yo, Sí Puedo). 

As primeiras turmas receberam no último sábado (30/09) os diplomas e 200 reais cada um, em moeda social, para comprar de livros na 8ª Festa Literária Internacional de Maricá (Flim). 

Em matéria publicada no site da prefeitura, Andrea Cunha, secretária de Economia Solidária, destacou que o programa ajuda a transformar a vida das pessoas. “Hoje vocês podem escrever, ler e ajudar a mudar a vida do outro. Parabéns por essa conquista”, declarou. 

“Nesses 12 dias de Flim nada foi tão extraordinário quanto esta formatura. Hoje vocês sabem ler e escrever e estão descobrindo o universo da leitura”, acrescentou Márcio Jardim, secretário de Educação. 

“Aproveitem muito essa oportunidade e agora podem buscar voos mais altos”, completou Carlos Senna, presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá.

A cerimônia também contou com as presenças do vice-prefeito licenciado e secretário de Economia Solidária do Rio, Diego Zeidan; do embaixador de Cuba no Brasil, Adolfo Curbelo; da deputada estadual Marina dos Santos; e do vereador Hadesh.

Histórias 

Antônio Camello Alves, de 66 anos, trabalha como pedreiro e falou da emoção da descoberta do mundo da leitura. Ele recebeu as Mumbucas Literárias e vai procurar livros sobre construção civil e de histórias em quadrinhos.

“O Sim, Eu Posso me ajudou muito. Tinha dificuldade no mercado para achar o produto que queria. Não conseguia entender os nomes das ruas. Agora isso mudou. Ainda tenho alguma dificuldade para juntar as letras e quero comprar livros pra ler e ir treinando a escrita. Agora vou continuar aprendendo e quero estudar mais”, afirmou Antônio, que levantou o diploma no palco como um troféu.

Aos 89 anos, a aposentada Ercília da Silva Costa é a aluna mais idosa deste primeiro ciclo da jornada de alfabetização. Ela contou que não conseguia identificar nenhuma palavra e agora está lendo a Bíblia. “O que mudou é que agora eu sei escrever e quero um livro de Matemática. Estou aprendendo a contar e ver as letras na televisão não é mais um problema”, disse Ercília, que mora no Retiro.

Leia também:

Quem também estava muito emocionado com a descoberta da leitura é Nelson Coutinho, de 61 anos. Durante a busca ativa, ele foi um dos primeiros do bairro a entrar no programa porque só estudou até a antiga quarta série e queria ler e escrever. “Falei que eu sou o primeiro da fila. Minha maior dificuldade era ler. Eu escrevia errado nas minhas placas para vender camarão. A mão ficava presa por muito tempo sem escrever no caderno e agora está tudo diferente. Cada dia é uma descoberta, estou aprendendo mais palavras. Tenho na minha estante vários livros da história do Brasil e estou lendo. Gosto de ficar em casa lendo e está sendo maravilhosa toda essa descoberta”, contou.

Yo, Sí Puedo

O programa de alfabetização cubano Yo, Sí Puedo já ajudou mais de 11 milhões de pessoas a aprender a ler e escrever em 30 países. Criado em 2002, o projeto consiste em um método de aplicação rápida de lições de aprendizado para alfabetizar adultos. 

No Brasil, o programa até o momento já alfabetizou mais de 100 mil pessoas, segundo dados do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

O vice-prefeito de Maricá, Diego Zeidan, reconheceu que o "Sim, Eu Posso" é um projeto extraordinário que mudará a vida das pessoas que assim poderão aprender a ler e escrever, dando dignidade e empoderamento à população.


Com informações da Rádio Havana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário