segunda-feira, 23 de maio de 2011

Projeto de Animação Brasil - Cuba



Quais são os rumos da animação latino-americana e, especificamente, da brasileira? Como qualificar ainda mais os profissionais do setor com o objetivo de ampliar suas reais possibilidades de criação? De que maneira a animação também pode contribuir para o fortalecimento da identidade nacional? É possível conciliar estas questões com os interesses do mercado?

Afinal, o que, nos dias de hoje, caracteriza a animação brasileira e a cubana, por exemplo? A formação técnica e artística especializada de seus profissionais? Uma indústria de co-produções? O desenvolvimento de conteúdo singular e diferenciado? Ou setor artístico de relevância cultural, social e econômica?


Sim, não há dúvidas de que a animação brasileira vem crescendo, mas para onde e com quais objetivos? E a de Cuba, com uma tradição de mais de 40 anos, que papel exerce nos dias de hoje? O que espera para o futuro?



E o que dizer, então, da produção de animação brasileira e cubana especificamente para a infância? Há uma tradição? Quais são as nossas referências latinas, cubanas, brasileiras? Elas de fato existem?  Quem produz e como? Que histórias estão sendo contadas? Que histórias estão sendo vistas? Há uma intencionalidade? Há um comprometimento com a constituição de conhecimentos e valores? Há um respeito pela audiência infantil?
É preciso parar.
É importante refletir.
É urgente agir.
 

O Caminho das Gaivotas 


Parar e refletir. Repensar propostas, caminhos e objetivos. Construir, abrir outros. Conciliar interesses. Desconstruir olhares. Relativizar. Pesquisar. Ouvir e dialogar. Trocar. Experimentar. Agir.


Todas essas ações estão conjugadas no processo de criação, desenvolvimento e produção da animação O Caminho das Gaivotas, um laboratório de produção. Trata-se de um projeto do Ministério da Cultura do Brasil (MinC) e do Ministério da Cultura de Cuba, que tem o objetivo de experimentar, possibilitar e promover uma linha de produção que coadune anseios e desejos de uma política pública voltada para a qualificação da animação brasileira e de Cuba, no que diz respeito à produção voltada para a infância.


Qualificação que se traduz em um processo de pesquisa, criação e desenvolvimento de conteúdo nacional que valorize a cultura, a autoria dos profissionais da área e, é claro, o comprometimento com a infância. Qualificação, portanto, que acaba englobando, sim, a formação técnica especializada e a ampliação do parque industrial de ambos países.


Política pública que visa ao estabelecimento de uma nova/outra possibilidade de criar, desenvolver e produzir animação, reconhecendo a cultura, amadurecendo a indústria, investindo nos profissionais e respeitando e contribuindo com a audiência: as crianças.

Equipe de trabalho

À frente do O Caminho das Gaivotas está uma equipe formada por profissionais da área de animação, design, comunicação, educação e psicologia. Equipe que já participou de outras propostas – individuais e institucionais – de políticas públicas com foco em animação e na infância. E mais: formada por profissionais de dois países: Brasil e Cuba.


Por meio do Instituto Cubano de Arte e IndústriaCinematográficos (ICAIC), órgão governamental, Cuba é referência em animação na América Latina. Criado em 1963, os Estúdios de Animação do ICAIC produzem anualmente cerca de 300 minutos de animação. Na bagagem, sete longas produzidos, outras dezenas co-produzidos com a Europa, e, atualmente, mais cinco em pré-produção, com foco na infância. Cuba reúne qualidade técnica entre seus profissionais, ritmo industrial e compromisso com a estética e ética de seus produtos, características importantes que se somam ao trabalho da equipe brasileira.


  
 

A produção

O Caminho das Gaivotas está em sua segunda fase de produção. De novembro de 2009 a agosto deste ano, primeira etapa, foram realizados: a pesquisa, o argumento (confira o segundo tratamento do argumento), a definição do roteiro (acesse o sexto tratamento do roteiro), a elaboração do storyboard (veja o primeiro tratamento do storyboard), a caracterização de personagens, a consulta focal com crianças, a criação de layouts de cenas e cenário, a finalização de animatic e teste de arte final, o planejamento de cena em 3D, 2D e animação clássica, o estudo de confecção de bonecos para as filmagens de stop motion, e o treinamento de profissionais em story board digital no software Toon  Boom.


Neste momento, a equipe brasileira/cubana trabalha na revisão e alterações do animatic; na arte-final e pintura de personagem 2D, design e color key; no projeto e construção de cenários em stop motion e adereços; no projeto e construção de personagens; no teste de arte final; na pesquisa para texturas em aguadas; na composição musical e de trilha sonora; nos testes de composição; e na pré-edição.


Seja bem-vindo.
Siga o Caminho das Gaivotas e boa viagem!

MAIS INFORMAÇÕES: AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário