Cuba incentiva venda de material de construção para combater déficit habitacional
Fonte: OPERA MUNDI
Mais de mil estabelecimentos habitacionais passaram a comercializar de forma privada material de construção para facilitar as reformas e construções de casa cubanas. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (23/05) pelo governo de Cuba através do jornal oficial Granma.
O objetivo é, de acordo com o jornal Granma, combater o déficit habitacional da ilha, problema que afeta cerca de um milhão de pessoas. O país tem uma população de 11,2 milhões.
Paralelamente ao aumento da venda de material, foi criado um procedimento para ajudar as famílias que precisam fazer reformas, mas não têm condições de arcar com os custos.
Em 2010, foram autorizadas 34 mil construções habitacionais. Para este ano, segundo Serapio Guerra, vice-presidente do Instituto Nacional da Vivenda, devem ser feitas 43 mil. Guerra informou também que haverá um aumento de 12% na produção de material em relação a 2010.
Essas mudanças fazem parte da série de ajustes propostos no Sexto Congresso do Partido Comunista de Cuba. Para o setor, foi definido também que a venda das casas deixará de ser regulamentada pelo Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário