Restabelecem paridade entre peso cubano convertível e dólar dos EUA
Fonte: PRENSA LATINA
Havana, 14 mar (Prensa Latina) O Comitê de Política Monetária do Banco Central de Cuba restabeleceu a paridade entre o peso cubano convertível (CUC) e o dólar estadunidense (USD), informou hoje o jornal Granma.
Uma nota assinada pelo ministro-presidente do Banco Central, Ernesto Medina, recordou que em 2005 se adotou a decisão de valorizar em oito por cento a taxa de câmbio oficial do CUC com relação ao dólar estadunidense e demais moedas estrangeiras.
Assinalou que desde 1994, data de surgimento do peso convertível, e até 8 de abril de 2005, a taxa de câmbio dessa moeda com relação ao dólar estadunidense se manteve em um para um invariavelmente.
A dinâmica da economia nacional nos anos posteriores e os efeitos da crise mundial, obrigou a reformular a conveniência de manter uma taxa de câmbio do CUC frente ao dólar e demais divisas, que não se corresponde com as necessidades atuais do país, destacou.
Explicou que a análise desses fatores determinaram que o Comitê de Política Monetária do Banco Central considerasse oportuno desvalorizar em oito por cento a taxa de câmbio do CUC com relação ao dólar e demais moedas estrangeiras, ou seja, restabelecer a paridade entre o CUC e o dólar estadunidense.
Esta decisão, disse, significa um passo discreto dirigido a propiciar uma melhoria no balanço de divisas do país, pois constitui um estímulo à atividade exportadora e ao processo de substituição de importações.
Indicou que a partir de hoje a taxa de câmbio oficial do peso convertível com relação ao dólar estadunidense ficará fixada em um para um em todo o território nacional, tanto para as operações cambiais do setor empresarial como para as da população através das casas de câmbio (CADECA).
Detalhou que serão mantidas as margens comerciais aplicadas na atualidade às operações cambiais e assinalou que o objetivo destes é cobrir os custos das instituições financeiras que oferecem estes serviços.
De igual modo, continua vigente a taxa de 10 por cento aplicada a quem deseje comprar pesos convertíveis com dólares estadunidenses em numerário.
Agregou que isso se mantém como compensação pelos custos e riscos que origina a manipulação destes últimos devido ao bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos contra a ilha.
Acrescentou que esta decisão não afeta a taxa de câmbio atual do peso cubano com relação ao peso convertível na CADECA, nem modifica a taxa de câmbio oficial do peso cubano ao peso convertível, utilizada na contabilidade do setor estatal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário